Feira da Arte Doce abre hoje em Lagos com muita doçaria e David Carreira

A Feira Concurso Arte Doce abre hoje, 29 de Julho, às 18h00, em Lagos, e, além de um forte cartaz […]

cuca e david carreiraA Feira Concurso Arte Doce abre hoje, 29 de Julho, às 18h00, em Lagos, e, além de um forte cartaz musical, com David Carreira, Cuca Roseta e André Sardet, apresenta muitas novidades.

Todos os anos o ritual repete-se. No último fim de semana de Julho, Lagos transforma-se na capital artística da doçaria algarvia, com a realização da Feira Concurso Arte Doce no Complexo Desportivo Municipal. À doçaria regional, confecionada sobretudo à base de amêndoa e figo, juntam-se os produtos regionais, o artesanato e a animação musical.

Este ano, o tema é «Lugares de Globalização», o mote da candidatura liderada pela Região de Turismo do Algarve e pela Direção Regional de Cultura apresentada à Comissão Nacional da UNESCO para a classificação de diversos locais do Algarve, com Lagos à cabeça, como Património da Humanidade, pela sua ligação à grande aventura marítima dos Descobrimentos quinhentistas.

Sara Coelho, vereadora da Cultura da Câmara de Lagos, disse ao Sul Informação que «este é um tema que vai dar azo a trabalhos de um cariz muito variado». É que, explicou, das mãos das doceiras que vão apresentar os seus trabalhos a concurso poderão sair doces a retratar «acontecimentos, arquitetura, personagens da História, engenhos e dispositivos de produção da época, entre muitos outros temas». No fundo, mesmo quando a matéria prima é sobretudo a amêndoa ou o figo, a imaginação é o limite!

A vereadora acrescentou que, este ano, a Câmara de Lagos, que organiza este certame já com muita tradição, aumentou «o valor dos prémios, para tornar a feira mais atrativa e apelar a que mais doceiras participem». E a aposta resultou.

Por outro lado, as doceiras que participarem no concurso e venderem na feira ficaram isentas de pagamento da inscrição.

 

bolos_arte_doce

Graças a todos estes incentivos, a participação aumentou. E as doceiras presentes são não só de Lagos  como do resto do Algarve (Mexilhoeira Grande, Parchal, etc), sempre com o objetivo de «promover as artes e as tradições».

Quanto ao artesanato, haverá representantes de Lagos, Mexilhoeira Grande, Portimão e Odivelas, sendo ainda possível provar os licores e o mel das Caldas da Rainha. Os stands, por seu lado, «têm uma aparência mais profissional e mais uniformizada, de modo a tornar o evento mais apelativo».

«Este ano, fizemos uma avaliação sobre a Feira Concurso Arte Doce e considerámos que valia a pena continuar a investir. Daí também o reforço na animação musical, chamando artistas de renome, como o David Carreira, a Cuca Roseta ou o André Sardet», explicou Sara Coelho.

Mas o programa inclui muito mais animação, com grupos de teatro, showcookings de chefs renomados, uma demonstração de cocktails e a cerimónia de entrega dos prémios do concurso, nas suas duas vertentes, de “Arte Doce” e “Qualidade na Tradição”.

O próprio local – com mais espaço e estacionamento fácil ao pé – «permite que os visitantes lá vão para comer, os doces e não só, para estar lá, para passar um momento agradável e ver o espetáculo».

A Feira Concurso Arte Doce abre hoje e prolonga-se até domingo, 31 de Julho, funcionando sempre entre as 18h00 e a meia noite, no Pavilhão Municipal do Complexo Desportivo de Lagos, mesmo à entrada da cidade.

 

PROGRAMA:

♦ 29 de Julho / SEXTA

18H00 | Abertura da Feira
19H00 | Animação com Molière Produções
21H00 | Showcooking de gastronomia com o Chef José Moura – Hotel Tivoli Lagos
22H00 | Espetáculo com DAVID CARREIRA
24H00 | Encerramento

♦ 30 de Julho / SÁBADO

18H00 | Abertura da Feira
18H30 | Animação pelo Teatro Regional da Serra do Caldeirão – “Caravana Mediterrânica”
20H30 | Showcooking de gastronomia com o Chefe-Executivo Diogo Pereira e Chefe de Pastelaria Janette Schuster – Cascade Resort
22H00 | Espetáculo CUCA ROSETA e ORQUESTRA de SOPROS do ALGARVE
24H00 | Encerramento

♦ 31 de Julho / DOMINGO

18H00 | Abertura da Feira
18H30 | Entrega dos Prémios referentes aos Concursos “Arte Doce” e “Qualidade na Tradição”
20H30 | Cocktail Showcase – Mário Coroa & Rodrigo Messias – Belmar Spa & Beach Resort
22H00 | Espetáculo com ANDRÉ SARDET
24H00 | Encerramento

Comentários

pub