FACECO com “prata da casa” cumpriu expetativas e levou 30 mil a São Teotónio (com fotos)

As expetativas confirmaram-se e cerca de 30 mil pessoas visitaram a FACECO, em São Teotónio, entre sexta-feira e domingo. O […]

FACECO 2016 (3)As expetativas confirmaram-se e cerca de 30 mil pessoas visitaram a FACECO, em São Teotónio, entre sexta-feira e domingo. O certame voltou a mostrar aquilo que o concelho de Odemira tem de melhor, quer a nível económico, quer a nível cultural, sendo que, nesta edição, foram mais de 200 os expositores que marcaram presença.

José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, disse aos jornalistas, em jeito de balanço, que sentiu «que as pessoas estão satisfeitas com a organização da feira. O espaço foi bem preenchido e os expositores foram bem distribuidos, o que facilitou a circulação no sábado, quando tivemos 14 mil pessoas».

José Alberto Guerreiro - Odemira (2)
José Alberto Guerreiro

O número total de visitantes dos três dias, a rondar os 30 mil, «é algo que nos faz ficar satisfeitos. É esse o padrão que costumamos ter, entre 25 e 30 mil pessoas».

Apesar de haver potencial para atrair mais gente a São Teotónio para a FACECO, nomeadamente com artistas de renome, essa não é uma opção para a autarquia. «Não fazemos uma aposta em grandes grupos musicais, que elevaria a presença de público para outros números. Neste tipo de certames, o programa musical faz com que outros públicos cá venham, mais que não seja para ouvir o artista da noite, como acontece noutras feiras da região, como a Ovibeja. Apostamos numa feira que tenha um programa cultural baseado no que aqui fazemos».

Segundo o autarca, «ao longo dos três dias, passaram pelo recinto cerca de 50 grupos de Odemira e de municípios vizinhos, todos de cariz tradicional, e representativos daquilo que é “o alentejano”. Esta é uma feira de raízes alentejanas».

Na cerimónia de inauguração da FACECO, Eduardo Cabrita, ministro-adjunto, marcou presença, o que deixou José Alberto Guerreiro satisfeito. «Não é todos os dias que vem cá o ministro-adjunto e não posso esconder que essa visita teve duplo significado: a importância que foi dada ao certame e o facto de marcar uma rotura com o que vinha acontecendo em anos anteriores, em que não nos “passavam grande cartão”», concluiu o edil de Odemira.

 

Veja na fotogaleria abaixo como foi a FACECO 2016.
Fotografia: Martyna Mazurek/Sul Informação.


 

Comentários

pub