Estações de serviço entre Lisboa e o Algarve com carregamento elétrico dentro de 15 dias

A instalação de postos de carregamento rápido para veículos elétricos em estações de serviço de Palmela, Alcácer do Sal e Aljustrel […]

Ponto Abastecimento Elétrico Rápido GalpA instalação de postos de carregamento rápido para veículos elétricos em estações de serviço de Palmela, Alcácer do Sal e Aljustrel (A2)  e de Loulé (A22) começou hoje e deverá estar concluída «dentro de duas semanas», anunciou o secretário de Estado do Ambiente José Mendes esta segunda-feira, em Faro.

Uma aposta que permitirá que a viagem até ao Algarve, em viaturas 100% elétricas, se faça de forma célere e sem sobressaltos. Mas, chegados à região, os visitantes ecológicos poderão ter algumas dificuldades em garantir energia para os seus veículos, já que os pontos de carregamento escasseiam e estão longe de ser tão eficientes como os que estão agora a ser instalados, que permitem ter uma bateria repleta em apenas meia hora.

«Os pontos de carregamento que existem são incipientes e demoram 3 horas  a carregar um carro. É bom que estejam na autoestrada, mas também é bom que passem logo à fase seguinte, que é colocá-los nas localidades. Eu estou à espera de dois em Tavira», revelou o  presidente da AMAL e edil tavirense Jorge Botelho.

Tanto o membro do Governo, como o dirigente da Comunidade Intermunicipal do Algarve falaram à margem da cerimónia de assinatura do protocolo para a criação de um plano para a mobilidade urbana sustentável, que juntará os 16 municípios da região e dezenas de entidades públicas e privadas ligadas ao setor dos transportes.

José Mendes, talvez por ter uma visão mais centralizada da questão, não escondeu o seu entusiasmo com a perspetiva de ver «pessoas a vir até ao Algarve com a garantia de que têm postos de carregamento dentro dos limites de autonomia dos veículos elétricos».

«Nós temos o projeto de instalar 50 postos de carregamento rápido em vários pontos do país, nomeadamente em algumas cidades e em algumas autoestradas do país. Já foram encomendados, o investimento foi feito e decidimos que era prioritário fazer a instalação dos primeiros carregadores rápidos em autoestrada no caminho para o Algarve. As obras no terreno começaram hoje mesmo», anunciou o secretário de Estado do Ambiente.

Comentários

pub