Ciência Viva de Lagos mostra “As Origens Pré-Históricas do Reino dos Algarves”

A exposição “As Origens Pré-Históricas do Reino dos Algarves” pode ser vista até 31 de agosto no Centro Ciência Viva […]

cartaz expo reino dos algarvesA exposição “As Origens Pré-Históricas do Reino dos Algarves” pode ser vista até 31 de agosto no Centro Ciência Viva de Lagos.

Esta exposição apresenta uma retrospetiva do conhecimento arqueológico da região do Algarve, que resulta de quase 150 anos de investigação.

Mostra uma panorâmica geral da Pré-História do Algarve, que se estende do Paleolítico Inferior (estimando-se a sua idade em cerca de 500 mil anos) até à Primeira Idade dos Metais, período conhecido como Calcolítico (há cerca de 5 mil anos).

Esta exposição resulta do trabalho desenvolvido pelo grupo de investigadores do Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICArEHB) e do Centro Ciência Viva do Algarve.

O conjunto de materiais arqueológicos expostos inclui artefatos feitos em pedra e cerâmica, bem como exemplos dos recursos minerais e animais utilizados pelos nossos antepassados.

O ex-libris da exposição é uma placa paleolítica, descoberta no sítio arqueológico de Vale do Boi (concelho de Vila do Bispo), onde se encontram gravadas várias figuras de animais.

Grande parte destes materiais resulta de trabalhos de investigação, realizados ou coordenados, pela Universidade do Algarve.

Comentários

pub