Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul” regressa à Ermida de Guadalupe

Todas as sextas-feiras de Agosto, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), vão ser dedicadas […]

the goldfinch ensemble
The Goldfinch Ensemble

Todas as sextas-feiras de Agosto, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), vão ser dedicadas à Música Antiga.

Os concertos da V edição do Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul”, dedicados ao tema “Género & Diáspora”, começam dia 5, terão lugar sempre às 17h00 e trarão nomes de craveira, nacional e internacional, ao Algarve. A entrada custa 5 euros.

O primeiro concerto, com a presença do Ludovice Ensemble, vindo de Lisboa, está marcado para 5 de Agosto e tem como tema “Chinoiseries, ou o Oriente imaginado”.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, entidade que promove este Ciclo de Música Antiga, o concerto de abertura «trará um programa inédito, composto por obras instrumentais francesas e italianas influenciadas por esse mundo maravilhoso e desconhecido que é a China dos séculos XVII e XVIII».

Cartaz Sons Antigos a Sul '16 Vila do BispoSegue-se, no dia 12 “Signora de la Guerre”, pelo The Goldfinch Ensemble, que vem de Haia, na Holanda, e que homenageará Élisabeth Jacquet de La Guerre, uma das maiores compositoras do Barroco Europeu.

Para a sexta-feira seguinte, dia 19, o Duo Lundú, que reparte origens entre Lagos e Évora, dá um concerto sob o mote “Modinhas e Lundús”. De acordo com a Direção Regional de Cultura, deste concerto pode-se esperar «uma passagem pelas heranças musicais de África e Brasil na Corte Portuguesa de 1800».

O Ciclo de Música Antiga “Sons Antigos a Sul” fechará a 26 de Agosto, com a atuação da Banda de Surunyo, vinda do Porto, que apresentará um «repertório vernacular do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, escrito em castelhano, português, galego, língua teatral, que representa os africanos e quicongo».

Esta iniciativa é produzida pela Academia de Música de Lagos e integra o ciclo “Música no DiVaM” do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – 2016, promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com agentes culturais da região.

 

 

Comentários

pub