Carlos Gouveia Martins reeleito presidente da JSD/Algarve até 2018

Carlos Gouveia Martins foi reeleito, no III Congresso Distrital da JSD/Algarve, que decorreu no fim de semana em São Brás […]

carlos gouveia martinsCarlos Gouveia Martins foi reeleito, no III Congresso Distrital da JSD/Algarve, que decorreu no fim de semana em São Brás de Alportel, para novo mandato à frente da Comissão Política Distrital daquela estrutura juvenil social-democrata.

Neste biénio até 2018, o reeleito presidente da JSD/Algarve irá ter Pedro Roma como seu presidente da Mesa do Congresso Distrital.

Num Congresso muito participado politicamente, foram ainda apresentadas e aprovadas quatro propostas políticas setoriais a que acresce a moção global do candidato.

Assim, à moção de estratégia global aprovada em Congresso, “Desafiar o Presente, Construir o Futuro”, cujo 1º subscritor foi Carlos Gouveia Martins, serão anexadas ainda as propostas políticas setoriais aprovadas que assumem a aposta Distrital da JSD em torno do direito de voto a partir dos 16 anos; a descentralização, por via da delegação contratual, de competências na área da educação dos serviços centrais do Estado para os municípios; a proposta de implementação dos círculos uninominais; e, por fim, a melhoria do regime de acessibilidade a quem é portador de deficiência motora.

Também sujeitos a votação, sendo todos aprovados por maioria, estiveram os novos três militantes honorários da JSD/Algarve que se despediram da estrutura: Irina Martins, Jason Mula e Bruno Alexandre.

No seu discurso, Carlos Gouveia Martins destacou a necessidade de continuar a ser a referência em formação política de toda a região, potenciando o que já há e construindo ainda mais ferramentas setoriais para motivarem os jovens algarvios para a participação cívica.

Igualmente debatidas foram as novas formas de atrair os jovens para os centros históricos por forma a conferir um rejuvenescimento dos grandes polos urbanos algarvios.

Em paralelo, foi debatido o setor primário, o turismo, a saúde na região, o emprego, habitação, políticas europeias, solidariedade social, economia azul e economia verde, desporto jovem e o plano regional de mobilidade urbana a que, naturalmente, acresce o plano para as eleições autárquicas de 2017.

Carlos Gouveia Martins apresentou ainda, além da nova Comissão Política e Mesa do Congresso Distrital, as coordenações e direções distritais, que irão ser divididas pelas seguintes áreas: Gabinete de Estudos, Coordenadora para a Formação, Gabinete de Informação, Coordenadora do Ensino Superior, Coordenadora do Ensino Básico e Secundário, Coordenadora dos Jovens Autarcas Social-Democratas, Coordenadora para as relações e Política Internacional, Diretor Financeiro e ainda o Coordenadora do Planeamento Estratégico Distrital.

Numa «equipa plural» que representa 12 dos 16 concelhos do distrito de Faro, dos 36 novos dirigentes, 23 representam uma renovação, visto que não faziam parte do anterior mandato, ou seja, «64% são novos elementos captados pelo crescimento da distrital algarvia da JSD».

 

Clique aqui para conhecer a constituição dos novos órgãos distritais da JSD/Algarve.

 

Comentários

pub