Câmara apoia projetos educativos de alunos de Olhão com 1600 euros

A Câmara de Olhão contribuiu com cerca de 1600 euros para a concretização três projetos educativos de alunos do ensino […]

Olhão-apoio-escola-secundariaA Câmara de Olhão contribuiu com cerca de 1600 euros para a concretização três projetos educativos de alunos do ensino secundário do concelho. A verba investida ajudou a cobrir os custos da participação de jovens olhanenses em concursos de âmbito nacional, em diferentes áreas.

«Trata-se de apoios que, do ponto de vista financeiro, não representam quantias muito significativas, mas que para estes jovens constituem a possibilidade de poderem concretizar projetos muito importantes, e que são uma mais-valia na sua formação, quer académica, quer profissional», ilustrou o presidente da Câmara de Olhão António Pina.

A verba mais avultada, de perto de 880 euros, foi usada para apoiar a participação dos alunos da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes Catarina Matos, Rita Gomes, Susana Castilho e Tiago José (12ºA) na competição Cansat Portugal.

Os quatro jovens conseguiram um lugar entre as 14 equipas nacionais selecionadas para disputara fase final desta competição, que desafiou a «construir um “satélite” com a forma de uma lata de refrigerante que foi lançado a 1 quilómetro de altitude nos ares da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras», segundo a autarquia olhanense.
A competição Cansat é dinamizada pela Agência Espacial Europeia, pelo European Space Education Resource Office, pela Agência Ciência Viva e pelo AeroEspaço de Torres Vedras.

A autarquia também destinou um apoio de 430 euros às alunas Beatriz Bartolomeu e Beatriz Caldeira, estudantes do 12º ano da mesma escola que forama distinguidas com uma bolsa de estudo de língua alemã com a duração de três semanas, na Alemanha, abrigo do projeto PEPA – Projeto de Escolas Piloto de Alemão, sustentado num protocolo de colaboração entre o Goethe Institut, a Associação Portuguesa de Professores de Alemão e as escolas associada.

As cinco bolsas que são concedidas, anualmente, a nível nacional, «cobrem os custos do curso bem como da estadia, não englobando, contudo, as despesas da viagem», segundo a autarquia, que avançou com o valor necessário para pagar as viagens.

A restante verba, cerca de 274 euros, serviu para apoiar a participação de alunos da Escola Secundária de Olhão no projeto Young Business Talents, da multinacional Nivea, onde os alunos foram desafiados «a elaborar um plano anual, constituído por um conjunto de decisões referentes a dois produtos específicos (protetor solar e hidratante) desenvolvendo, assim, a aprendizagem prática na área da gestão».

«O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes participou com 16 equipas no projeto, e a equipa “Os Homens”, constituída por Gabriela Viegas, Lúcia Santos e Goreti Soares, alunas do 1º ano do Curso Profissional de Secretariado, conquistou o acesso à grande final», segundo a Câmara de Olhão.

«Termos projetos desta qualidade a representarem Olhão a nível nacional e mesmo internacional, é para nós um motivo de orgulho», concluiu António Pina.

Comentários

pub