Calor continua a subir este domingo em todo o Sul de Portugal

Este domingo, dia 24 de Julho, vai registar de novo uma pequena subida da temperatura máxima, prevendo-se que se atinja […]

previsãoEste domingo, dia 24 de Julho, vai registar de novo uma pequena subida da temperatura máxima, prevendo-se que se atinja valores entre os 32 e os 40°C na generalidade do território, anuncia o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No Algarve, as máximas deverão estar entre os 31ºC em Sagres, os 34ºC em Faro e os 39ºC em Alcoutim, que será, como sempre, a terra mais quente da região.

As únicas exceções serão as serras mais altas e alguns locais da faixa costeira ocidental, onde os valores serão inferiores a 30°C.

Ontem, dia 23, tal como estava previsto, registou-se uma subida da temperatura máxima, que foi acentuada sobretudo no litoral oeste.

Este domingo, a temperatura mínima, tenderá também a subir, com valores a variar entre os 20 e os 24°C, na generalidade das regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto Estrela, e entre 16 e 20°C, a norte do referido sistema.

Este episódio de tempo quente deverá prolongar-se no litoral oeste até segunda-feira, dia 25, e nas regiões do interior até dias 26/27 de julho, acrescenta o IPMA.

No litoral oeste, a temperatura deverá descer de forma muito significativa no dia 27, terça-feira.

Em termos de avisos meteorológicos, o Algarve está hoje “verde” (o nível mais baixo), enquanto todo o resto do território de Portugal Continental está sob Aviso Amarelo, o segundo nível, numa escala de quatro.

tempo-quente-072016O mês de julho, em Portugal continental, tem-se caracterizado por valores muito altos da temperatura máxima do ar, muito superiores aos valores médios, e por valores de temperatura mínima superiores ao normal no período de 4 a 10 e a partir do dia 15.

Nos dias 15 a 17, persistiram valores de temperatura máxima >=30 °C em mais de 90% do território e valores de temperatura máxima >=35 °C  em cerca de 60% do território.

Neste período, verificaram-se ainda valores de temperatura mínima >=20 °C (noites tropicais), nas regiões do interior Centro, Lisboa e Sotavento algarvio.

Comentários

pub