Alunos do Básico e Secundário de Alcoutim experimentaram a vida de universitário

Mais de uma dezena de alunos do ensino básico e secundário alcoutenejos rumaram ao Porto para experimentar a vida de […]

Alunos Alcoutim Uni Porto 2016Mais de uma dezena de alunos do ensino básico e secundário alcoutenejos rumaram ao Porto para experimentar a vida de universitário durante uma semana, no âmbito de um protocolo que a Câmara de Alcoutim mantém com a Universidade do Porto.

Os jovens estiveram na cidade invicta de 3 a 10 de Julho e participaram na ação «Verão em Projeto 2016» da Universidade Júnior, uma iniciativa que visa «fomentar o gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e contribuir para a escolha de um percurso vocacional», segundo a Câmara de Alcoutim.

Este ano, os alunos participantes escolheram atividades como “Letras, tinta e graffiti” e “Top Secret – making of”, na Faculdade de Belas Artes; “Os campeões olímpicos: a junção da física com o desporto” e “Aos ritmos do desporto: ar, terra e mar”, na Faculdade de Desporto; “Try to be a nurse. It’s cool”, na Escola Superior de Enfermagem e “PSI – Peixes Sob Investigação”, na Faculdade de Ciências.

«A experiência possibilitou-lhes realizar tarefas universitárias, adquirir conhecimentos práticos relacionados com os cursos que frequentaram e conviver com colegas de outras regiões do País», segundo a autarquia.

As despesas com alojamento e deslocações da totalidade dos alunos do 9º ao 12º que embarcaram nesta aventura foram suportadas pela Câmara de Alcoutim, que já faz esta aposta há 3 anos consecutivos.

«Para além dos dias passados na Universidade Júnior, a autarquia proporcionou também um programa complementar de atividades na cidade do Porto. Deste modo, os estudantes puderam conhecer ao pormenor, através de uma visita guiada, a Casa da Música, tendo-lhes sido explanadas algumas curiosidades sobre a acústica e funcionalidades do edifício, bem como o centro histórico da cidade invicta. Os jovens alcoutenejos usufruíram ainda de um passeio de barco pelo rio Douro», acrescentou a autarquia alcouteneja.

Comentários

pub