ADPM é a entidade gestora no Baixo Alentejo da Plataforma agroalimentar SmartFarmer

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) é a entidade gestora, no Baixo Alentejo, da Plataforma agroalimentar SmartFarmer, […]

smartfarmerA Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) é a entidade gestora, no Baixo Alentejo, da Plataforma agroalimentar SmartFarmer, um portal nacional de mercados electrónicos de proximidade, criado pela OIKOS em parceria com a Fundação Vodafone.

Esta plataforma, que foi apresentada em Lisboa, é considerada pela APDM como «uma ferramenta inovadora para o desenvolvimento rural e crescimento económico», que foi criada com o objetivo de «potenciar os circuitos curtos agroalimentares e os mercados de proximidade através, entre outros, da promoção da venda de produtos de pequenos produtores».

A apresentação no Mercado da Ribeira, em Lisboa, contou com a presença de, entre outras entidades, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Pedro Teixeira, a coordenadora da Rede Rural Nacional, Custódia Correia, o presidente da Fundação Vodafone Portugal, Mário Vaz, e o presidente da Oikos, João Fernandes.

A ADPM, enquanto gestora local da SmartFarmer, será corresponsável no Baixo Alentejo pela identificação de produtores, consumidores individuais e coletivos e parceiros externos (operadores económicos interessados em apoiar o projeto através da partilha de campanhas de descontos e benefícios cruzados).

A ADPM é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) sedeada em Mértola. Foi constituída em 1980, desenvolvendo desde então uma estratégia de atuação centrada na capacitação das populações com quem trabalha e na promoção dos recursos endógenos.

Tem desempenhado um papel fulcral na promoção dos recursos naturais do concelho de Mértola, atuando paralelamente em diversas áreas intervenção, tais como Ambiente, Educação, Formação e Emprego, Intervenção Social, Cooperação Transnacional e Desenvolvimento Local e Regional.

Comentários

pub