Workshop prático para pais sobre “A Criança com Asperger” no sábado em Portimão

Um workshop prático para os pais das crianças com síndrome de Asperger vai decorrer no próximo sábado, dia 4 de […]

A criança com aspergerUm workshop prático para os pais das crianças com síndrome de Asperger vai decorrer no próximo sábado, dia 4 de Junho, na Asas – Clínica de Apoio Terapêutico, em Portimão.

Trata-se de um workshop essencialmente prático, direcionado para pais, com o objetivo de «ajudá-los a melhor compreender algumas características inerentes à Síndrome, que comprometem uma interação reciproca e mutuamente contingente», explica a psicóloga responsável pela Clínica.

A ideia é ajudar os pais a compreender que cada criança, com Asperger ou sem Asperger, tem a sua sensibilidade específica e, por isso, cada uma, tem uma reatividade e tolerância específica aos diferentes estímulos sensoriais que o meio apresenta.

«Vamos perceber que existem atividades que são toleráveis por umas crianças, mas nada toleráveis por outras e isso vai permitir uma maior adequação às necessidades de cada criança».

Quando as suas necessidades sensoriais são respeitadas, é muito mais fácil ajudar a criança a tolerar dados estímulos e, assim, contribuir para uma maior confiança nas inteirações sociais com os outros.

«Por exemplo: sabia que um simples exercício, como fazer de conta que estamos a descer um rio, cheio de correntes e de acontecimentos que nos fazem acelerar e abrandar o nosso barco imaginário, pode ter um impacto gigantesco a nível da autoregulação da criança com Asperger? Venha saber porquê e quais as diretrizes para apresentar esta atividade ao seu filho com SA! A brincar…também se ensina», conclui a Asas – Clínica de Apoio Terapêutico.

As inscrições são limitadas, custam 37,50 euros, incluindo manual prático para pais. O workshop terá a duração de 3 horas.

Local: Clínica ASAS, Portimão, em frente à Taberna de Portimão, ao lado do Restaurante “o Mané”
Contactos:962209121 | 282 413 584

Comentários

pub