Variante São Lourenço/Troto abre esta quarta-feira

A Variante de São Lourenço/Troto da EN125, entre essa localidade próxima de Almancil e o nó do Estádio do Algarve, […]

Variante do TrotoA Variante de São Lourenço/Troto da EN125, entre essa localidade próxima de Almancil e o nó do Estádio do Algarve, vai finalmente ser inaugurada na quarta-feira, dia 29, às 15h00.

A inauguração será presidida pelo secretário de Estado das Infraestruturas Guilherme W. D’Oliveira Martins, contando ainda com a presença de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, e de António Ramalho, presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal.

Variante do Troto (4)Já as demais obras na área de intervenção da concessionária, que, após a renegociação do contrato com o Estado apenas ficou responsável por requalificar a EN125 entre Faro e Vila do Bispo, deverão estar concluídas «até ao final do ano».

Um porta-voz da Infraestruturas de Portugal garantiu ao Sul Informação, em Maio, que «entre 15 de Julho e o final de Agosto não haverá obras na EN125».

Já o secretário de Estado das Infraestruturas Guilhere W. D’Oliveira Martins, quando inaugurou a Variante Norte a Faro, antecipou a data da paragem das obras para 30 de Junho.

No entanto, há ainda muito trabalho por concluir ao longo da EN125, nomeadamente nas rotundas de Lagoa e de Boliqueime, entre outras estruturas em construção.

São ainda necessárias obras em dois pontões sobre a Linha do Algarve, em Maritenda e nas Fontainhas (Ferreiras), que deverão obrigar a cortar o trânsito num extenso troço da estrada.

O corte chegou a estar previsto para 9 de Maio, mas, sobretudo devido aos protestos da Câmara de Loulé e ao receio que os trabalhos se prolongassem pelo Verão, acabou por ser adiado.

Variante do Troto (3)No que toca às obras na restante extensão da EN125, entre Faro e Vila Real de Santo António, não há ainda data prevista para o seu avanço.

A renegociação do contrato que foi feita em 2014 estipulava que este troço da estrada voltasse para a jurisdição da empresa pública, mas a falta de visto do Tribunal de Contas está a impedir que a transferência de competências se efetive e que haja a subsequente calendarização dos trabalhos. Uma situação que se arrasta há longos meses.

A 1 de Junho, abriram os nós de ligação da Variante Norte de Faro à EN2 e Rio Seco, que estavam ainda por concluir desde a abertura da via, em Agosto de 2015.

Comentários

pub