Secundária Poeta António Aleixo recolhe 11 toneladas de resíduos recicláveis e sagra-se campeã

A Escola Secundária Poeta António Aleixo, de Portimão, apresentou o melhor resultado no “Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos”, com um […]

Vencedores_portimaoA Escola Secundária Poeta António Aleixo, de Portimão, apresentou o melhor resultado no “Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos”, com um total de 11.000 quilos de resíduos, e por isso foi a vencedora da 4ª edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos”, promovida pela Algar SA, a empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve.

O concurso contou com a adesão de 45 escolas, abrangendo uma população de 24.100 alunos.

A Algar considera que os resultados obtidos foram «fantásticos», já que, «após cinco meses de intensivos trabalhos, contabilizaram-se 137078 quilos de resíduos recicláveis corretamente separados e encaminhados para valorização, via reciclagem».

A Secundária Poeta António Aleixo como reconhecimento pelo mérito alcançado, recebeu um computador de última geração. Além disso, a Algar ainda sorteou um tablet entre os alunos que fizeram parte da equipa “Brigada da Reciclagem”, mentores das várias campanhas de sensibilização realizadas dentro e fora da escola.

Em comparação com a edição anterior, o concurso teve um aumento global nas quantidades recolhidas nas escolas participantes na ordem dos 39%, o que corresponde a mais 38 276 quilos.

Dirt_Esq_Professoras_Mariana-Teles_Marta-Vilela_Maria-Joao-Silva_ES_Poeta-Antonio-Aleixo_e_Maria_Joao_ALGARA iniciativa, que voltou a contar com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV), teve como destinatários os alunos, do primeiro ciclo ao secundário, de todas as escolas da região do Algarve.

Através do desenvolvimento de um conjunto de atividades, a comunidade escolar criou planos para a gestão dos resíduos, melhorando o seu processo de separação/deposição seletiva. Surgiram equipas “Brigadas da Reciclagem”, cuja missão foi verificar se o destino final dos resíduos da escola era o adequado à sua valorização/ tratamento.

Também as áreas residenciais circundantes às escolas participantes foram envolvidas neste processo, as iniciativas incluíram a sensibilização dos moradores para que encaminhassem para a Algar os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e que utilizassem corretamente os ecopontos, local de deposição das embalagens de resíduos recicláveis.

Como incentivo à execução dos Planos de Gestão dos Resíduos que as escolas implementaram, a Algar e a SPV disponibilizaram formação e equipamentos para a deposição seletiva dos recicláveis, como Ecobags (para embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal), contentores para os REEE e Pilhões para as pilhas e acumuladores.

«As Diretivas europeias e as orientações nacionais exigem uma atitude cívica mais responsável e fazem apelo especial às novas gerações. A recuperação e valorização dos resíduos é uma obrigação de todos nós», disse José Pinto Rodrigues, diretor-geral da Algar.

Comentários

pub