
São Brás de Alportel vai assinalar na próxima terça-feira, dia 14, às 11h30, a sua integração na Rota Omíada (ou Umayyad) com a assinatura da Carta de Compromisso do projeto e «uma degustação de sabores com Memória».
«A Rota Umayyad percorre o legado que a dinastia árabe omíada deixou no Mediterrâneo na cultura e no património de sete países: Egipto, Espanha (Andaluzia), Itália, Jordânia, Líbano, Portugal (Algarve) e Tunísia, tendo por objetivo criar um percurso turístico transnacional entre estes países, designado por Rota Omíada», explica a Câmara de São Brás de Alportel.
«Liderada pela Fundação El Legado Andalusí, as principais marcas da Rota Omíada são o traçado de paredes urbanas e os conjuntos de fortificações palatinas, reforçado pela ausência de registos documentais destes vestígios, o que se traduz numa herança imaterial fortemente valorizada», acrescenta a autarquia.
O Município são-brasense revela que «a rota tem uma presença significativa em São Brás de Alportel, uma vez que o município apresenta sinais de ocupação humana da época pré-histórica, com testemunhos dos períodos islâmico e romano».
A Carta de Compromisso será assinada entre o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, a diretora Regional de Cultura, Alexandra Gonçalves e o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva no Salão Nobre dos Paços do Município de São Brás de Alportel.
Comentários