São Brás de Alportel assinala entrada na Rota Omíada

São Brás de Alportel vai assinalar na próxima terça-feira, dia 14, às 11h30, a sua integração na Rota Omíada (ou […]

Vista aérea de São Brás de Alportel
Vista aérea de São Brás de Alportel

São Brás de Alportel vai assinalar na próxima terça-feira, dia 14, às 11h30, a sua integração na Rota Omíada (ou Umayyad) com a assinatura da Carta de Compromisso do projeto e «uma degustação de sabores com Memória».

«A Rota Umayyad percorre o legado que a dinastia árabe omíada deixou no Mediterrâneo na cultura e no património de sete países: Egipto, Espanha (Andaluzia), Itália, Jordânia, Líbano, Portugal (Algarve) e Tunísia, tendo por objetivo criar um percurso turístico transnacional entre estes países, designado por Rota Omíada», explica a Câmara de São Brás de Alportel.

«Liderada pela Fundação El Legado Andalusí, as principais marcas da Rota Omíada são o traçado de paredes urbanas e os conjuntos de fortificações palatinas, reforçado pela ausência de registos documentais destes vestígios, o que se traduz numa herança imaterial fortemente valorizada», acrescenta a autarquia.

O Município são-brasense revela que «a rota tem uma presença significativa em São Brás de Alportel, uma vez que o município apresenta sinais de ocupação humana da época pré-histórica, com testemunhos dos períodos islâmico e romano».

A Carta de Compromisso será assinada entre o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, a diretora Regional de Cultura, Alexandra Gonçalves e o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva no Salão Nobre dos Paços do Município de São Brás de Alportel.

Comentários

pub