Sagres recebeu cerimónia que distinguiu Loulé como Município do Ano no Algarve

Loulé, com o projeto Loulé Criativo, é o Município do Ano 2016 na região do Algarve. A cerimónia de entrega […]

Os representantes dos municípios algarvios
Os representantes dos municípios algarvios

Loulé, com o projeto Loulé Criativo, é o Município do Ano 2016 na região do Algarve. A cerimónia de entrega dos prémios de Município do Ano decorreu ontem ao fim da tarde, em Sagres mas, desta vez, o prémio a nível nacional não ficou na região algarvia e Vila do Bispo, que venceu em 2015, “passou o testemunho” ao Fundão.

«Lagos na Rota do Envelhecimento Ativo», do município de Lagos, «Loulé Criativo», de Loulé, Projeto Chapim, de Albufeira, e ainda o «Projeto Green Cork|Educação Ambiental em contexto educativo e comunitário», de Lagoa, eram os projetos algarvios candidatos ao prémio e, na competição regional, Loulé foi o Município vencedor.

Luís Represas
Luís Represas

A cidade louletana disputou o prémio nacional com os restantes oito vencedores regionais, mas o projeto do Fundão “Academias de Código” venceu, sucedendo a Vila do Bispo, que conseguiu o galardão em 2015 com o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres.

O Forte do Beliche recebeu a cerimónia que reuniu representantes dos 36 municípios finalistas e coube ao cantor Luís Represas a abertura da cerimónia, interpretando o tema “Sagres”, com a Fortaleza e o mar como “pano de fundo”.

Era esperada a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, mas o membro do Governo não marcou presença.

Depois de o anfitrião Adelino Soares ter feito o discurso de boas-vindas a Sagres, o presidente da Plataforma UM Cidades, que promove este prémio, que vai na 3ª edição, recebeu no palco todos os representantes dos municípios nomeados. Depois, começaram a ser revelados os vencedores, após uma breve apresentação vídeo de todos os projetos.

O presidente da Câmara do Fundão recebe o prémio
O presidente da Câmara do Fundão recebe o prémio

Um a um, os representantes e autarcas dos municípios vencedores subiram ao palco e coube a Júlio Sousa, diretor do Departamento de Educação e Desenvolvimento Sociocultural da Câmara de Loulé, receber o prémio regional das mãos de Luís Represas.

Chegou então o momento mais esperado. Com a lista reduzida a nove potenciais candidatos a Município do Universidade do Minho revelou o projeto – e o município – vencedor.

O projeto do Fundão, que colocou desempregados a aprender a programar, foi o que convenceu os jurados.

«Há três anos e meio, havia quatro engenheiros informáticos no concelho do Fundão e trabalhavam na Câmara. O concelho era conhecido pela cereja, mas quisemos atrair empresas das Tecnologias da Informação. Agora temos 500 empregos na área das TIC e, no final de 2017, vamos ter 1000 pessoas a trabalhar nas TIC no Fundão», explicou o presidente da Câmara Paulo Fernandes.

A iniciativa já permitiu também a criação de um Centro de Desenvolvimento de Software com 12 empresas.

Promovidos pela Universidade do Minho, os Prémios “Município do Ano Portugal 2016” têm como objetivos reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade.

 

A lista completa de vencedores por região:

Área Metropolitana do Porto: Arouca

Área Metropolitana Lisboa: Lisboa

Região Norte – Vila Nova de Famalicão

Região Norte (com menos de 20 mil habitantes) – Alfandega da Fé

Região Centro – Fundão

Região Centro (com menos de 20 mil habitantes) – Batalha

Região Alentejo – Santarém

Região Algarve – Loulé

Regiões Autónomas – Praia da Vitória

 

Comentários

pub