Projeto da associação LAMA ganha 7 mil euros para apoio à criação

O projeto «Leôncio e Lena», do LAMA Associação Cultural, de Faro, é o 1º vencedor do concurso Convite à Criação, […]

LAMAO projeto «Leôncio e Lena», do LAMA Associação Cultural, de Faro, é o 1º vencedor do concurso Convite à Criação, lançado pela AZUL- Rede de Teatros do Algarve, fundada este ano. A obra do ator e encenador farense João de Brito vai receber um apoio à produção no valor de 7 mil euros.

«O projeto “Leôncio e Lena” é uma criação prevê quer sessões prévias de partilha e pesquisa colaborativa com agentes culturais e artísticos da comunidade algarvia. Terá um período de conceção e preparação do espetáculo que explora o universo literário de Georg Büchner, fazendo uma analogia com o binómio algarvio Sotavento/Barlavento e tomando a forma de uma conferência orquestrada com forte componente visual», segundo a rede AZUL.

No final do projeto, será realizado um vídeo-documentário sobre todo o processo criativo.

Como contrapartida a este apoio, o LAMA (Laboratório de Artes e Media do Algarve) terá, obrigatoriamente, de promover uma apresentação do espetáculo em cada um dos teatros pertencentes à rede (Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves e Tavira), «de forma continuada e regular entre Outubro de 2016 e Março de 2017».

«O local da primeira apresentação é escolhido por sorteio, sendo que a sequenciação dos restantes espaços de itinerância da criação é definida pela Rede numa lógica de diversificação/alternância geográficas», acrescentaram os organizadores do concurso.

O projeto Convite à Criação foi lançado a 9 de Janeiro, dia em que a rede Azul foi formalmente apresentada. A AZUL junta os municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves e Tavira. O concurso é realizado em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Nesta primeira edição, concorreram ao apoio à criação nove estruturas culturais da região. «Depois da apreciação das várias criações apresentadas por estruturas associativas culturais sem fins lucrativos, com cariz amador e personalidade jurídica, sediadas no Algarve, o júri, composto por Dália Paulo (representante da Rede AZUL), Anabela Afonso (representante da Universidade do Algarve), Cristina Farias (representante da Direção Regional de Cultura do Algarve), António Pinto Ribeiro (programador e gestor cultural) e Tiago Guedes (programador, gestor cultural e atual diretor do Teatro Municipal do Porto Rivoli e Campo Alegre), selecionou a proposta da LAMA, tendo em conta a originalidade e criatividade da mesma, o seu enfoque na exploração, à luz de um olhar contemporâneo, da realidade algarvia, seu imaginário e universos simbólicos (identidades, diversidades, alteridades), bem como a sua aposta numa lógica de co-produção», explicou a rede AZUL.

«Com a concretização deste convite à criação a Rede AZUL pretende ir ao encontro de três dos seus objetivos centrais: a promoção e valorização da criação artística e da produção de projetos inovadores e diferenciadores no Algarve nas áreas das artes performativas; a criação de condições para uma efetiva, concertada e eficaz circulação da criação artística em vários pontos do Algarve, dando-lhe mais palcos, chegando a mais públicos e tendo assim um impacto e feedback mais alargados e diversificados; e o estímulo a estruturas de cariz amador sediadas na região para novos desafios artísticos e criativos», acrescentou.

Comentários

pub