Portimão vai mostrar património cultural em passeios à luz das estrelas

Durante o Verão, a Câmara de Portimão volta a desafiar os residentes e turistas a descobrirem locais de interesse cultural de […]

Alvor_passeio pelo patrimónioDurante o Verão, a Câmara de Portimão volta a desafiar os residentes e turistas a descobrirem locais de interesse cultural de Alvor e Portimão, em três sábados e à luz das estrelas. Ao todo, serão promovidos três passeios culturais noturnos, dois à descoberta do Património Islâmico de Alvor e outro pelo Centro Histórico de Portimão.

Na vila piscatória de Alvor, haverá passeios no dia 2 de Julho e 13 de Agosto. Segundo a Câmara de Portimão, «aqui, será dada a conhecer a herança islâmica de Alvor, onde figuram construções com cerca de mil anos».

A vila possui três edifícios de planta centralizada, atualmente transformados em pequenas capelas, cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica. Serão visitados o Morabito de São Pedro, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e este edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil. O ponto de encontro, para estas duas visitas, é o Morabito de São Pedro, situado perto do Cemitério de Alvor, às 21h00.

No dia 23 de Julho, será a vez de «mostrar as riquezas culturais da baixa de Portimão num passeio em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade».

Este passeio começa às 21h00, com ponto de encontro no Coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes. Os participantes serão convidados a percorrer o trajeto entre a Praça Manuel Teixeira Gomes, o Jardim Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1º de Dezembro, a Igreja Matriz, Alameda da Republica, e Largo 1º de Maio, guiados pela equipa do Gabinete do Património da autarquia.

«Há um concelho de Portimão que todos conhecem e um outro que só se deixa desvendar por quem entra porta adentro, disposto a deixar-se interpelar pela beleza de cada monumento, sítio arqueológico, igreja ou museu. É este “Portimão” que se convida a conhecer através de passeios culturais noturnos onde poderá mergulhar nos séculos para ouvir as histórias que o património cultural tem para contar», refere a Câmara de Portimão.

Os passeios culturais noturnos «visam conjugar as temperaturas amenas de verão com o acréscimo de visitantes da época, proporcionando aos locais e visitantes experiências culturais diferentes pelo contacto com os monumentos e espaços emblemáticos do concelho», acrescenta a autarquia.

As inscrições para os passeios são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas previamente até um dia antes dos respetivos passeios, através dos seguintes contactos: Casa Manuel Teixeira Gomes – email cultura@cm-portimao.pt e gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt e por telefone 282480488.

 

Comentários

pub