PEDU “dá” 6 milhões de euros a Odemira para investimento em desenvolvimento urbano

Mais de 6 milhões de euros vão ser investidos no desenvolvimento urbano de Odemira. A Câmara deste concelho do Baixo […]

Mais de 6 milhões de euros vão ser investidos no desenvolvimento urbano de Odemira. A Câmara deste concelho do Baixo Alentejo foi uma das que assinou contratos PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano com o Governo, na passada terça-feira, em Santa Maria da Feira, e irá beneficiar de um avultado investimento público, garantido, na sua larga maioria, por fundos comunitários.

As prioridades de investimento no Município de Odemira no âmbito do PEDU serão a elaboração do Plano de Acão de Mobilidade Urbana Sustentável (que abrange potencialmente toda a área territorial do município, podendo ser definidas áreas de intervenção específicas), o Plano de Ação de Regeneração Urbana (que incide nos centros históricos, zonas ribeirinhas ou zonas industriais abandonadas, abrangidos por Áreas de Reabilitação Urbana) e no Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (que incidirá em áreas inframunicipais com características sócio-funcionais que evidenciem a sua condição de área crítica do território municipal).

Segundo a Câmara de Odemira, um dos 26 municípios alentejanos, de entre um total de 58, que assinaram contratos desta natureza o investimento público de 6.015.166 euros terá «um apoio global do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) que totaliza 5.112.892 euros».

Os contratos PEDU contemplam os financiamentos dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), num total nacional de 784 milhões de euros, para estratégias locais de reabilitação e revitalização urbanas. A sessão de assinatura dos contratos contou com a presença dos ministros do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, bem como dos secretários de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, e das Autarquias Locais, Carlos Miguel. Odemira foi representada no acto pelo presidente da Câmara José Alberto Guerreiro.

Comentários

pub