Oito dezenas quiseram saber mais sobre como internacionalizar os seus negócios baseados no interior

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a Universidade do Algarve/CRIA concluíram, no passado dia 15, um […]

Internacionalizar + AlgarveO NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a Universidade do Algarve/CRIA concluíram, no passado dia 15, um périplo de oito sessões públicas de apresentação do Projeto Internacionalizar+Algarve, realizadas nos oito municípios do Algarve onde estão localizados os Territórios de Baixa Densidade.

Tendo como palco as localidades de São Marcos da Serra, Monchique, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Alte, Aljezur, Vila do Bispo, Castro Marim e Alcoutim, estas sessões públicas de apresentação contaram com a presença de mais de 80 participantes ,oriundos de empresas que desenvolvem a sua atividade nos Territórios de Baixa Densidade.

Nestas sessões, participaram também representantes do Executivo dos diferentes Municípios envolvidos, cujo apoio, aliado à colaboração das Associações de Desenvolvimento Local Regionais, foi determinante para os resultados alcançados.

Além da apresentação do Projeto Internacionalizar+Algarve, nestas sessões houve oportunidade de sensibilizar os empresários sobre a importância da internacionalização para a competitividade das suas empresas. As sessões serviram também para ouvir os testemunhos de empresas que operam nos Territórios de Baixa Densidade e que já têm experiência ao nível da internacionalização dos seus bens e serviços.

No decorrer das próximas semanas, irão realizar-se reuniões personalizadas com todas as empresas que até ao momento manifestaram interesse em participar neste projeto.

Os promotores explicam que, «com base nos resultados destas reuniões personalizadas, será feita uma avaliação do potencial exportador das empresas envolvidas e estimulado o surgimento de iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região. Por outro lado, serão ainda identificados os mercados internacionais com potencial de penetração».

Beneficiando do financiamento do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização – Baixa Densidade, do Programa Operacional Regional do Algarve CRESC Algarve 2020, o Projeto Internacionalizar+Algarve tem como objetivo potenciar o sucesso da internacionalização das PME localizadas nos Territórios de Baixa densidade do Algarve e reforçar a notoriedade internacional da marca Algarve.

Comentários

pub