Odemira apresenta atas do colóquio “Ignorância e Esquecimento”

  O Município de Odemira vai apresentar, no dia 17 de junho de 2016, às 9h00, na Igreja da Misericórdia, […]

 

cartaz Atas Ignorância & EsquecimentoO Município de Odemira vai apresentar, no dia 17 de junho de 2016, às 9h00, na Igreja da Misericórdia, em Odemira, o livro de Atas do Colóquio “Ignorância e Esquecimento”. Será também realizada uma mesa redonda dedicada ao tema  “Territórios Educadores e o Binómio Educação e Cultura”, com o objetivo de perceber «o que nos ensinam os territórios e as suas pessoas ou como o conhecimento é a alma dos territórios».

Coorganizado pela autarquia e pela associação GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira, o colóquio “Ignorância e Esquecimento” teve por objetivo, segundo a Câmara de Odemira, «realizar um balanço dos estudos científicos, nas várias disciplinas, que têm sido produzidos sobre o território odemirense e fundamentar uma estratégia científica a desenvolver para o programa museológico do futuro Museu de Odemira».

A autarquia explica que «é este processo de construção, permanente, que se pretende agora enaltecer, com a realização de um momento de discussão participada e partilhada, que envolve cultura, educação, passado, presente e futuro».

O evento começa com o visionamento do filme, que integra o livro de atas, sobre o festival cultural “O Museu somos todos”, uma iniciativa associada e em simultâneo com o colóquio, numa ideia e direção artística da coreografa Madalena Victorino.

Às 10h00, começa a sessão de abertura, pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, e pela Presidente da Direção da GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira, Ana Tendeiro Gonçalves, e a apresentação das Atas do Colóquio “Ignorância e Esquecimento”, por Pedro Prista, coordenador da edição.

Seguir-se-á o visionamento do filme do Projeto Cultural Educativo “MIRAGEM!”, o Projeto Cultural Educativo para o Concelho de Odemira. Pelas 11.30 horas, terá início a mesa redonda “Territórios Educadores/Culturais (O que nos ensinam os territórios e as suas pessoas)”, com a participação de Álvaro Domingues, Eugénio Sequeira, João Ferrão, Madalena Victorino, Marta Cabral e Pedro Prista, com moderação de Hélder Guerreiro. Para a tarde está reservada a visita ao atelier de tecelagem de Helena Loermans, em Odemira.

 

Comentários

pub