Mobilidade e inclusão europeias em análise na Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve  recebe, de 15 a 17 de Junho, a reunião do consórcio do projeto europeu MIME – Mobilidade […]

Universidade do Algarve_reitoria_lowA Universidade do Algarve  recebe, de 15 a 17 de Junho, a reunião do consórcio do projeto europeu MIME – Mobilidade e Inclusão na Europa Multilingue. Este projeto, financiado pelo 7º programa quadro da União Europeia, envolve mais de cinco dezenas de investigadores de 22 centros de investigação, provenientes de cerca de 20 países diferentes.

Na área das Humanidades é a primeira vez que a Universidade do Algarve é membro de um projeto desta natureza, financiado por um programa quadro. Coordenado por Manuel Célio Conceição, professor da UAlg, o grupo de trabalho centra-se na temática da educação/formação em línguas, embora esta investigação seja interdisciplinar porque relaciona línguas, economia, ciências políticas, demografia, etc.

No primeiro dia de reunião (15 de Junho) irá realizar-se, no Anfiteatro Teresa Gamito, entre as 11h00 e as 17h00, um Fórum com os principais parceiros, de livre acesso a todos os interessados. A sessão de abertura será presidida pelo reitor António Branco  e conta com uma intervenção de François Grin, professor de Economia da Universidade de Genebra e coordenador do projeto. Seguem-se intervenções dos coordenadores dos grupos de trabalho sobre a investigação desenvolvida acerca da relação entre a mobilidade e a inclusão na Europa Multilingue, assunto que, não sendo novo, ganhou maior relevância com a crise dos refugiados.

Da parte da tarde, os trabalhos iniciam-se com a intervenção de João Costa, secretário de Estado da Educação, Piet van Craen, especialista em ensino bilingue da Vrije Universitat de Bruxelas, e Terry Lamb, secretário da Federação Internacional de Professores de Línguas Vivas.

Segundo a Universidade do Algarve, «haverá ainda espaço para a intervenção dos outros parceiros que decidiram associar-se ao evento e à discussão, que será moderada por Manuel Célio Conceição na qualidade de organizador do evento e de presidente do Conselho Europeu das Línguas».

Nos dois dias seguintes, os trabalhos do consórcio continuam à porta fechada, sendo os participantes recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro na tarde do dia 16 de Junho.

Comentários

pub