Ministro que criou CCDR e todos os ex-presidentes comemoram 30 anos de fundos europeus

Luís Valente de Oliveira, conhecido como o “pai” das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), participa amanhã, 15 de […]

CCDR Algarve edificio sedeLuís Valente de Oliveira, conhecido como o “pai” das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), participa amanhã, 15 de junho, às 11 horas, em Faro, num debate sobre a aplicação dos Fundos Europeus no Algarve que conta com a presença confirmada dos cinco presidentes da CCDR algarvia.

Em debate, irão estar as experiências, as estratégias, os planos, a discussão com a Comissão Europeia, a sua implementação, a execução e os resultados pela viva voz dos presidentes e gestores dos Programas Operacionais do Algarve, ao longo de três décadas, a começar em David Assoreira, passando por João Guerreiro, Campos Correia, e João Faria e terminando no atual, David Santos.

«O que mudou no Algarve? Que perceção, temos da aplicação dos Fundos Europeus no Algarve, de 1980 até aos nossos dias?» Estas serão, segundo a CCDR Algarve, os temas em discussão.

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, que sucederam às Regiões de Planeamento, criadas em 1969, foram as «primeiras expressões da necessidade de outra escala de gestão do território, mais integrada e com uma dimensão adequada à execução projetos interdistritais, uma divisão mais tarde consolidada pelo sistema europeu das NUT (Unidades Territoriais Estatísticas)».

No final do evento, será realizada uma visita guiada à exposição fotográfica “30 anos, 30 obras do Algarve”.

As inscrições para o debate são obrigatórias. Programa e inscrições online encontram-se disponíveis em www.ccdr–alg.pt.

Comentários

pub