Lagos assume Compromisso pela Bicicleta

Lagos vai assumir o “Compromisso pela Bicicleta”. A adesão a esta iniciativa nacional tem o objetivo de promover a mobilidade […]

fachada do Posto de Turismo

Lagos vai assumir o “Compromisso pela Bicicleta”. A adesão a esta iniciativa nacional tem o objetivo de promover a mobilidade em bicicleta no concelho.

A Câmara de Lagos explica que «a participação no projeto decorre de uma proposta da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve que, numa reunião onde esteve igualmente presente a Universidade de Aveiro, apresentou o projeto e deu a conhecer o balanço de outras iniciativas, nomeadamente do European Cycling Challenge, Programa Cycling & Walking e Plano para a Mobilidade Urbana Sustentável».

O Compromisso pela Bicicleta foca «a necessidade de sensibilização para as alterações climáticas, a redução de emissões de CO2 e a dependência dos combustíveis fósseis; a necessidade de assegurar acessibilidades para todos e a segurança rodoviária».

Este projeto é reconhecido pela European Cyclists Federation (ECF) e a Comissão Europeia, coordenado pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave e a Universidade de Aveiro, e conta com a participação de especialistas a nível nacional, instituições e entidades públicas, universidades, indústria, setor do turismo e vários municípios que partilham as melhores experiências nacionais para promover a mobilidade em bicicleta.

A autarquia lacobrigense acrescenta que a «adesão ao Compromisso pela Bicicleta não tem quaisquer custos» e que esta vai contribuir para «a melhoria da imagem do município a nível nacional, no que respeita a boas práticas da mobilidade em bicicleta».

Comentários

pub