Festival MED volta a ter copo ecológico e «Desperdício Zero»

Há muitas inovações no Festival MED de 2016, mas também há coisas que não mudam. Uma delas é o compromisso […]

Copo Ecológico MED 2016Há muitas inovações no Festival MED de 2016, mas também há coisas que não mudam. Uma delas é o compromisso que este evento assumiu com a preservação do ambiente, desde de há dois anos, que se repete este ano com a disponibilização de um copo ecológico a todos quantos adquiram um bilhete para o festival e com a integração do movimento «Zero Desperdício».

Com a oferta do copo ecológico, «a ideia é contribuir para a redução da produção de resíduos, nomeadamente copos de plástico utilizados para consumo de bebidas dentro do recinto, substituindo-os por um copo de material 100% reciclável, 25 vezes menos poluente», segundo a Câmara de Loulé, que organiza o MED.

Desde 2014, ano em que foi lançado este projeto, a oferta destes recipientes «permitiu reduzir a produção de plástico em quase uma tonelada por noite, o que tem um impacto significativo não só no ambiente mas também nos custos com a recolha dos resíduos».

No ano passado, a autarquia louletana integrou o movimento «Zero Desperdício» no MED, ligação que se mantém este ano.

Esta iniciativa, que conta com o envolvimento de várias entidades, nomeadamente a Refood, a Associação Existir, o Banco de Voluntariado e a Divisão de Coesão Social e Saúde da autarquia, «recolheu em 2015 mais de 200 quilos de comida confecionada e não consumida ao fim das três noites de festival, que foi entregue a famílias carenciadas».

«Para os responsáveis municipais, a integração deste projeto, ao qual a Câmara de Loulé aderiu em 2015, no Festival MED reveste-se de especial importância para sensibilizar a comunidade para a problemática do desperdício alimentar, do consumo responsável e do acesso à alimentação e, por outro lado, para apoiar as famílias com menos recursos», acrescentou a Câmara de Loulé.

Comentários

pub