Faro: Sardinhas, muita animação e uma vertente solidária nas festas do Montenegro

Uma sardinhada comunitária, tasquinhas e animação musical vão ajudar a localidade farense do Montenegro a festejar o 19º aniversário da […]

684x456xsardinhas.jpg.pagespeed.ic.4fbRprwv6qUma sardinhada comunitária, tasquinhas e animação musical vão ajudar a localidade farense do Montenegro a festejar o 19º aniversário da elevação a Freguesia, nos dias de 24 e 25 de Junho.

Um evento organizado pela Junta de Freguesia local que tem uma vertente solidária, já que em troca de pratos de sardinha será solicitada a entrega simbólica de enlatados, bens alimentares que serão redistribuídos por famílias carenciadas.

Esta sardinhada agendada para sábado, dia 25 de Junho, às 19h00, é já uma imagem de marca da festa da Freguesia do Montenegro. Além da angariação de bens alimentares (um enlatado por prato de sardinhas), será também angariado um donativo pecuniário destinado à Associação Solidariedade Sociocultural de Montenegro.

Mas a festa começa um dia antes, com a animação concentrar-se na rua Júlio Dinis, onde serão instaladas tasquinhas, cuja receita no setor das bebidas, nomeadamente cerveja, reverterá a favor do Grupo Motard de Montenegro. No mesmo local, será instalado um espaço dedicado às associações, onde poderão apresentar uma exposição das atividades que desenvolveram durante o último ano.

Paralelamente, será garantido um programa de animação, que começa na sexta-feira, dia 24, pelas 20h30, com um desfile do grupo de Marchas Populares da Freguesia de Bordeira, seguindo-se a atuação da banda algarvia Íris.

No sábado, o recinto abre às 19h00 para a sardinhada solidária e o desfile de moda infantil ‘ABC Models’. A partir das 21h00 decorrerá um festival de folclore com a participação do Grupo Folclórico e Etnográfico Amigos do Montenegro, Grupo Folclórico da Região do Vouga, Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré e Rancho Folclórico Os Camponeses de Santana do Mato.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Montenegro Steven Sousa Piedade, esta festa proporciona uma «excelente oportunidade para reforçar o apoio às famílias residentes que mais precisam de ajuda».

Associar uma vertente social ao evento permite, de igual modo, estimular a atividade das associações que desenvolvem um «trabalho meritório em prol da freguesia», acrescentou.

As comemorações do 19º aniversário da elevação de Montenegro a freguesia são organizadas pela Junta em parceria com o Grupo Motard de Montenegro e a Associação Amigos de Montenegro.

Comentários

pub