Este sábado é dia de luta contra a prospeção de petróleo em Aljezur

Um cordão humano contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos ao largo do Algarve vai ser formado este sábado, às […]

Petróleo - Não Obrigado_AljezurUm cordão humano contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos ao largo do Algarve vai ser formado este sábado, às 16 horas, no exterior do edifício da Câmara de Aljezur.

A iniciativa do Movimento Algarve Livre de Petróleo, que conta com o apoio da autarquia aljezurense, visa chamar a atenção para o iminente início da prospeção de hidrocarbonetos no mar, numa altura em que ainda se encontra a decorrer um período de Consulta Pública ao pedido de perfuração feito pelo consórcio ENI/Galp, que termina a 22 de Junho.

Paralelamente, ao longo desta manhã, a Praia de Odeceixe está a acolher uma performance coletiva coordenada pela artista Maria Lúcia Cruz Correia, natural de Odeceixe, mas que atualmente reside na Bélgica. Ao longo da sua carreira, esta performer algarvia tem desenvolvido diversos projetos artísticos, com uma base ativista, ou de sensibilização para a preservação dos sistemas naturais.

Este será um primeiro momento de um dia dedicado à luta contra a exploração de petróleo no Algarve, no concelho de Aljezur.

A realização do cordão humano foi justificada, há cerca de suas semanas, pelo MALP, que «considera inaceitável que o Estado e o Governo Português via Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos avancem à socapa para uma consulta pública com o objetivo de decidir da autorização da prospeção de petróleo ao largo das praias do Alentejo e do Algarve, quando, na semana anterior, as vozes dos principais representantes da região se posicionaram de forma clara e contundente contra a exploração de petróleo e gás natural na região do Algarve».

Tendo isto em conta, apelou para que  «as principais forças vivas das regiões do Algarve e do Alentejo, autarcas, empresários do turismo e da pesca, representantes do setor imobiliário, sindicatos, movimentos sociais, associações ambientais, partidos políticos, cidadãos nacionais e estrangeiros, se juntem em frente à Câmara Municipal de Aljezur para, mais uma vez, afirmarmos em conjunto um rotundo não à exploração de petróleo e gás natural no mar e nas terras do Algarve».

Esta semana, a Câmara de Aljezur reforçou o apelo, aproveitando para reafirmar a sua oposição à anunciada prospeção de hidrocarbonetos na sua costa.

«Desde a primeira hora que afirmamos que se trata de atividade incompatível e prejudicial à nossa estratégia de desenvolvimento sustentável, tanto em terra como no mar, corporizando, por um lado um profundo desrespeito pelos valores naturais e biodiversidade em presença, bem como, por outro, um perigoso desrespeito ao quadro de valores e herança cultural que as anteriores gerações nos transmitiram e que faremos questão de preservar e honrar», ilustrou a autarquia aljezurense.

Comentários

pub