Escolas com projetos de Ambiente convidadas a participar na revisão do PDM de Portimão

Os Agrupamentos Escolares com projetos na área do Ambiente, bem como a associação ambientalista A Rocha, com sede no concelho, […]

Passadico Ria de Alvor_out 2011_7 (Custom)Os Agrupamentos Escolares com projetos na área do Ambiente, bem como a associação ambientalista A Rocha, com sede no concelho, foram convidados pela Câmara de Portimão para participar no processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

O processo, em termos públicos, começa formalmente amanhã, dia 22 de Junho, com uma série de sessões públicas (mas por convite), com três grandes grupos de entidades convidadas: «associações e cidadãos na área o Ambiente, Investidores públicos/privados e gabinetes de engenharia e arquitetura, bem como os Partidos políticos».

Pelo menos nesta fase, não foram convidadas associações ambientalistas de âmbito regional, como a Almargem, ou nacional, como a Liga para a Proteção da Natureza ou a Quercus, que se têm manifestado inúmeras vezes pela defesa dos valores naturais do concelho, nomeadamente na Ria de Alvor.

Fonte do Gabinete da Presidência da Câmara de Portimão disse ao Sul Informação que, no que diz respeito aos investidores, foram convidados «todos os gabinetes de arquitetura registados nos serviços técnicos do município, bem como todos os associados da Associação Turismo de Portimão (ATP)».

A autarquia anunciou que estas «várias sessões de esclarecimentos e auscultação prévia de cidadãos interessados» irão permitir «a formulação de sugestões, informações ou colocação de quaisquer questões que possam ser consideradas importantes no âmbito da revisão» do PDM.

«Desta sessão resultarão contributos, que, na sua grande maioria, se centrarão nas aspirações e pretensões, por parte de cidadãos e instituições que tenham interesses neste processo», acrescenta ainda a Câmara.

Apesar de serem apresentadas como «sessões públicas», apenas as pessoas, associações, empresas e entidades convidadas poderão participar nas sessões, onde, de acordo com a autarquia, «se irá facultar a todos, as informações que permitam dar a conhecer a fase dos trabalhos do processo de revisão do PDM e a sua evolução».

As sessões públicas de amanhã, que terão lugar no auditório do Portimão Arena, começam às 9h00 com o Ambiente, seguindo-se às 10h30 os Investidores Públicos/Privados e os gabinetes de arquitetura e engenharia, e finalmente, às 15h00, os partidos políticos com assento na Câmara e na Assembleia Municipal.

Comentários

pub