Empresários do Baixo Guadiana dizem «sim» à internacionalização e qualificação

A maioria dos empresários do Baixo Guadiana que participaram nas sessões em Castro Marim e Alcoutim para apresentação do projeto […]

internacionalizar+ AlgarveA maioria dos empresários do Baixo Guadiana que participaram nas sessões em Castro Marim e Alcoutim para apresentação do projeto «Internacionalizar + Algarve» pretende «avançar para a internacionalização e qualificação dos seus negócios».

Daí que a Odiana, que se associou a estas sessões promovidos pelo NERA e pela Universidade do Algarve, tenha considerado que o «balanço é positivo».

Castro Marim, no Mercado Municipal/Posto Turismo, e Alcoutim, no Salão Nobre do Município, receberam sessões dirigidas ao tecido empresarial de ambos os concelhos de baixa densidade. Tratou-se da sessão pública de apresentação do projeto «Internacionalizar + Algarve» do NERA e UAlg às empresas. Uma sessão que contou ainda com a colaboração da Odiana, com a apresentação do projeto «Choose our Food».

No total, foram cerca de três dezenas os empresários que questionaram, debateram e confirmaram o seu interesse em participar nos projetos que potenciam e têm como meta final a internacionalização e qualificação das empresas. Empresas sobretudo ligadas à hotelaria, animação turística e setor agroalimentar.

Esta sessão deu a conhecer projetos que pretendem atenuar assimetrias dos territórios e instigou a participação ativa dos empresários de forma a integrarem estratégias de penetração nos mercados adaptadas a cada empresa. A próxima etapa passa por reuniões individuais com cada empresário e com os devidos consultores.

A sessão teve o carimbo do NERA e Universidade do Algarve, com o objetivo de potenciar o sucesso da internacionalização das PME localizadas nos territórios de baixa densidade do Algarve. Trata-se de um projeto que pretende reforçar a notoriedade da marca Algarve para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região.

A Odiana participou nesta sessão com a apresentação do projeto «Choose our Food», que foca a qualificação das empresas do setor agroalimentar da baixa densidade do Baixo Guadiana. O objetivo é maximizar os produtos agroalimentares regionais, bem como reforçar a cooperação empresarial no território.

Pretende-se que o projeto «Choose our Food» eleve os produtos, reforce as atividades económicas locais e instigue a competitividade. Saiba mais sobre o «Choose» através dos contactos em rodapé.

Este projeto surgiu através do Aviso de Abertura de Candidatura nº ALG-53-2015-03, lançado no âmbito do SIAC para apresentação de candidaturas na tipologia Qualificação – Baixa Densidade, no âmbito da prioridade de investimento 3.3 do PO CRESC ALGARVE 2020, que decorreu entre 1 de julho e 30 de setembro de 2015.

Comentários

pub