Cultura celta invade Lagoa de 7 a 10 de Julho

A cultura celta vai ser o destaque deste ano do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”,  que se realiza […]

foto 1 - MERCADO DE CULTURAS..A cultura celta vai ser o destaque deste ano do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”,  que se realiza entre 7 e 10 de Julho, no Convento de São José e ruas circundantes, em Lagoa.

Segundo explica a Câmara de Lagoa, «este evento dará a oportunidade a mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões de conviverem em harmonia e mostrarem as suas tradições, sabores e artes aos visitantes, que se espera sejam cerca de 40 mil nas quatro noites, com entrada livre».

A música celta vai estar em destaque com as atuações de Linda Scanlon (Irlanda), Sheela na Gig (Galiza/Reino Unido), Malcolm Macmillan (Escócia) e Morgane Le Cuff (Bretanha).

Uma das novidades deste ano será a presença de um grupo de Caretos, que visita o Algarve pela primeira vez. Os Caretos são personagens diabólicas e místicas do carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro, acreditando-se que esta tradição tenha raízes celtas.

Diariamente haverá oficinas de Tarot de Runas e de Tiaras Celtas e, também diariamente será realizado, por uma “bruxa”, o ritual “A Queimada”, uma tradição milenar dos povos da Galiza e Norte de Portugal – que, «embora ninguém saiba ao certo qual a origem, há quem a ligue ao dia dos mortos e quem estabeleça relações entre a Queimada Galega e algumas tradições Celtas», explica a autarquia lagoense.

Não faltará também o Conto do Mago Merlin e um espetáculo de evocação da Beltane, com dança e fogo.

A nível gastronómico, os claustros do Convento São José irão transformar-se numa taberna celta com carne servida na telha, cervejas artesanais e hidromel.

Segundo o município lagoense, «o aspeto mais importante deste evento cultural será o acendimento diário de 12.000 velas, com as quais vão ser desenhados símbolos, amuletos e runas Celtas. Estes símbolos feitos de velas tornaram-se a imagem de marca do evento e estarão posicionados nas entradas e no interior do Mercado e também na Praceta dos Símbolos, constituindo um espetáculo de enorme beleza cénica».

Simultaneamente decorre no Convento de São José uma exposição denominada “Máscaras Ibéricas de Tradição Celta” – com 50 máscaras ligadas a cultos celtas, ao solstício de inverno e à fertilidade – e também uma exposição de fotografia, “Portugal Celta”.

Comentários

pub