CRESC Algarve 2020 contribui com 7 milhões de euros para Fundos de Reabilitação Urbana

A Comissão Diretiva do PO CRESC Algarve 2020 aprovou, no passado dia 30 de maio, a candidatura que permite iniciar […]

Lagoa_regeneração urbanaA Comissão Diretiva do PO CRESC Algarve 2020 aprovou, no passado dia 30 de maio, a candidatura que permite iniciar a operacionalização do IFRRU – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana.

Com esta aprovação, vai ser possível afetar o dinheiro dos fundos comunitários FEDER do Programa Operacional no montante de 7 milhões de euros. A este montante vão juntar-se «verbas nacionais e do Banco Europeu de Investimento (BEI) que poderão alavancar até 10 vezes mais investimento no terreno, caso haja procura em condições de maturidade que o justifique», salienta a CCDRA em nota de imprensa.

Este Instrumento Financeiro vai apoiar um conjunto de operações privadas em áreas como a  reabilitação de edifícios destinados à habitação, aos equipamentos de uso público, ao comércio e/ou serviços e reabilitação das zonas industriais abandonadas inseridas em Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU) aprovados, elaborados pelos Municípios com áreas urbanas elegíveis.

No caso do Algarve, estão já em análise os 13 Planos de Ação de Reabilitação Urbana (PARU), em Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Quarteira, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

Nestas 13 localidades está previsto um conjunto de operações públicas e privadas a desenvolver nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), identificadas como prioritárias pelos Municípios. A decisão sobre a apreciação destes PARU deverá ter lugar em «final de julho».

A abertura do balcão para apresentação de candidaturas para os privados terá ainda de ser precedida de um processo de seleção dos intermediários financeiros que integrarão o 2º nível do Instrumento Financeiro criado, prevendo-se que esta abertura venha a ocorrer no final do ano em curso.

Clique aqui para mais informações.

Comentários

pub