BE pede mais transporte público para enfrentar problemas de acesso à Praia de Faro

Mais oferta de transporte público, rodoviário e marítimo, será fundamental para colmatar constragimentos de acesso à Praia de Faro e […]

acidente praia de faro_04Mais oferta de transporte público, rodoviário e marítimo, será fundamental para colmatar constragimentos de acesso à Praia de Faro e aumentar as condições de segurança nesta zona balnear do concelho, considerou o Bloco de Esquerda.

A criação de mais alternativas, que se querem «tendencialmente gratuitas», são o modo mais eficaz de garantir que a praia possa ser desfrutada «com comodidade e segurança» por farenses e visitantes, defenderam os bloquistas.

Numa nota de imprensa, o BE/Faro lembra que, atualmente, em virtude das obras que estão a ser realizadas pela Polis Ria Formosa no acesso à praia, os utentes debatem-se «com filas intermináveis para entrar e sair da mesma e há notícias que dão conta da dificuldade de acesso de meios de socorro em caso de acidente ou doença súbita».

Ainda há cerca de uma semana, como o Sul Informação deu conta, um acidente lançou o caos no acesso à Praia de Faro, com o INEM e a GNR a ter grandes dificuldades em aceder ao local do sinistro.

Tendo em conta que se está a intervir no acesso à praia, os bloquistas farenses consideram que esta «é uma oportunidade para melhorar o acesso à praia e à Península do Ancão por meios de transporte públicos».

E deixam duas sugestões. Desde logo o aumento da frequência do transporte marítimo entre o cais das Portas do Mar e a Praia de Faro,medida que «deve ser concertada com a requalificação imediata do cais das Portas do Mar e a criação de bilhetes familiares de ida e volta».

Outra medida defendida pelo BE é a «circulação de um meio de transporte ligeiro ao longo da Praia de Faro, ligando a zonas nascente e poente ao cais da praia, e atravessando a ria para prover transporte entre a praia e o parque de estacionamento a sul do Aeroporto de Faro».

Obras no acesso à Praia de Faro
Obras no acesso à Praia de Faro

«Esta configuração permitiria distribuir os utilizadores da praia ao longo de todo o seu comprimento com comodidade e rapidez», acreditam.

«Tal transporte deve ser prioritário e sempre que possível circular por canal próprio, deve ser assegurado por uma pequena frota de miniautocarros, preferencialmente elétricos. Este transporte deve ser gratuito, ou pelo menos ser comparticipado, tanto pelo orçamento camarário como por acordo com os comerciantes da Praia de Faro», acrescenta o BE/Faro.

Apesar de garantir não querer, «no atual contexto, impor um modelo de transporte público gratuito para a cidade e para o concelho», o BE não deixa de defender que «a Praia de Faro tem todas as condições para que este modelo seja testado com vantagens económicas e financeiras para os cofres públicos».

Comentários

pub