Autarcas do Litoral Alentejano reivindicam melhorias nas acessibilidades

Os autarcas dos cinco municípios do Litoral Alentejano reuniram-se, no dia 2 de junho, com o secretário de Estado das […]

estrada no Alentejo 2Os autarcas dos cinco municípios do Litoral Alentejano reuniram-se, no dia 2 de junho, com o secretário de Estado das Infraestruturas Guilherme d’Oliveira Martins, a propósito de «um conjunto de preocupações a que urge dar resposta nas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias na região», reivindicadas pelos autarcas de Odemira, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

Os autarcas pretenderam alertar para os «graves constrangimentos das acessibilidades no litoral alentejano», exigindo a continuação dos estudos do IC4 e obras de requalificação do IC1 e do IP8.

No caso concreto das infraestruturas rodoviárias do concelho de Odemira, o autarca José Alberto Guerreiro solicitou intervenções urgentes na ER266, que liga Luzianes-Gare ao limite dos distritos de Beja e de Faro, bem como na EN120.

Também a questão das acessibilidades pedonais ao longo da EN120, entre Baiona e S. Miguel, e na EN393, entre Brunheiras e Vila Nova de Milfontes, foram abordadas pelo autarca de Odemira, com o objetivo de salvaguardar a segurança do considerável número de peões que circulam naquelas estradas nacionais.

Em relação à rede ferroviária, mais uma vez, foram expostos os pontos de vista e preocupações dos autarcas devido à urgência na continuação da linha Sines/Espanha, bem como da necessidade urgente da reabertura das estações encerradas na linha do sul e reativação do comboio regional entre Faro e Setúbal, essencial às populações do interior da região nas ligações intermodais.

Os autarcas informaram o governante que estão a elaborar um Plano Intermunicipal de Mobilidade, que pelo diagnóstico já elaborado aponta na urgência de medidas integradas, cujo investimento urge programar no atual quadro de financiamento comunitário.

Comentários

pub