Associação Algfuturo apresenta propostas para a sustentabilidade do Algarve

Um documento onde são elencadas várias propostas em prol da sustentabilidade do Algarve vai ser apresentado na sexta-feira, às 15h30, […]

AlgfuturoUm documento onde são elencadas várias propostas em prol da sustentabilidade do Algarve vai ser apresentado na sexta-feira, às 15h30, pela associação empresarial «Algfuturo – União pelo Futuro do Algarve», na sua sede, em Faro.

O Programa de Reformas para a Sustentabilidade do Algarve surge numa altura em que a organização, presidida pelo antigo presidente da Câmara de Faro José Vitorino, está a celebrar um ano de existência.

Segundo a Algfuturo, «apesar do grande potencial do Algarve e enorme peso do turismo, a realidade estrutural revela pontos muito fracos, falta de planos e de medidas adequadas, agravando-se os problemas do tecido produtivo nas últimas décadas».

Estas fraquezas são identificadas no documento de 120 páginas, que «revela que já foram ultrapassadas várias linhas vermelhas de insustentabilidade, mas que há soluções para a viragem do ciclo vicioso para o ciclo virtuoso». Desta forma, o trabalho aponta «soluções com vários objetivos / limiares quantificados para as empresas, emprego, turismo e outros setores».

Estas medidas são alinhadas «em dez eixos para a viragem do ciclo vicioso estrangulador para o ciclo virtuoso da sustentabilidade, em que se incluem alterações da orgânica pública a nível regional e nacional, planeamento e acessibilidades ao Algarve ( nomeadamente Via do Infante), fundos comunitários e verbas para promoção», entre outros.

«O turismo justificou especial destaque analítico de tendências em períodos muito alargados para hóspedes, dormidas, proveitos , sazonalidades, divisas, taxas de ocupação e quadro estratégico de evolução», acrescentou a Algfuturo.

Comentários

pub