ARS Algarve assina protocolo com a Direção-geral da Reinserção e Serviços Prisionais

A Administração Regional de Saúde do Algarve e a Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais assinaram, esta terça-feira, dia 14 […]

Cadeia de SilvesA Administração Regional de Saúde do Algarve e a Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais assinaram, esta terça-feira, dia 14 de junho, um protocolo de cooperação com o objetivo de reforçar a assistência de saúde aos reclusos e também aos funcionários prisionais do Algarve.

Este protocolo, assinado pelo presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve (João Moura Reis), e pelo diretor-geral da Reinserção e Serviços Prisionais (Celso Manata), engloba as áreas da prevenção, do tratamento das doenças e da reinserção social.

O documento visa garantir a «inscrição dos reclusos no Registo Nacional de Utentes (RNU) do Serviço Nacional de Saúde», a «realização de ações de promoção da saúde e prevenção da doença, incluindo dos comportamentos aditivos e dependências», a «disponibilização do material clínico e hospitalar de uso corrente necessário», a «vacinação obrigatória aos reclusos destes Estabelecimentos Prisionais», a «realização das análises clínicas aos reclusos destes Estabelecimentos Prisionais, e «a realização de rastreio, diagnóstico e tratamento no âmbito da deteção e prevenção da tuberculose.

A ARS Algarve salienta que, «ao longo dos anos», tem vindo a desenvolver« várias intervenções na área da saúde nos estabelecimentos prisionais da região, não só junto dos reclusos, como também dos funcionários destes estabelecimentos».

Um dos últimos investimentos foi a capacitação da Unidade Móvel de Radiologia, desde o passado mês de outubro, com tecnologia através de rede 4G/LTE, que permite realizar um número ilimitado de imagens de rastreio, aceder aos dados imprescindíveis para a realização dos rastreios no próprio local de execução e o envio imediato das imagens, o que confere a todo o processo maior segurança, celeridade e melhor gestão de tempo dos profissionais.

A ARS destaca também as ações de apoio à cessação tabágica junto da população prisional, «que têm conhecido grande adesão».

A cerimónia de assinatura de protocolo, que decorreu na Sede da ARS Algarve, contou com a presença do vogal do CD da ARS Algarve (Nuno Ramos) e dos diretores dos Estabelecimentos Prisionais de Olhão, Silves e Faro.

Comentários

pub