“Alm’Algarvia” mostra coleção privada de acordeões na Casa do Sal de Castro Marim

A exposição “Alm’Algarvia” na Casa do Sal, desenvolvida por uma equipa de trabalho do município de Castro Marim, em estreita […]

acordeões em castro marimA exposição “Alm’Algarvia” na Casa do Sal, desenvolvida por uma equipa de trabalho do município de Castro Marim, em estreita parceria com a associação Mito Algarvio, vai ficar patente até ao final do mês de Agosto.

A exposição “Alm’Algarvia”, inaugurada a 24 de Junho, feriado municipal de Castro Marim, apresenta a coleção particular de acordeões de Vitor Faleiro, fundador da Associação Mito Algarvio, com um enquadramento histórico, mundial, nacional e regional.

«Desenvolveram-se conteúdos, formularam-se pesquisas, filmaram-se 16 diferentes registos e estilos musicais, em todo o Algarve, concluindo-se assim uma exposição etnográfica e musicológica, inédita na região, inspirada numa coleção particular de 30 instrumentos», explica a Câmara Municipal castromarinense.

Na exposição encontra-se ainda a oficina do Mestre José Domingos Horta, que constrói, de raiz, este instrumento musical que exprime tão bem a “alm’algarvia”.

Na sequência desta exposição, estreou também o documentário “A Sabedoria na ponta dos dedos – o Mito do Acordeão Algarvio”, realizado por Ivan Dias.

acordeões em castro marim 2

Comentários

pub