Aljezur inaugura hoje Estação da Biodiversidade da Praia da Amoreira

A Estação da Biodiversidade (EBIO) da Praia da Amoreira, a primeira instalada no concelho de Aljezur, vai ser inaugurada esta […]

Estação da Biodiversidade (EBIO) da Praia da Amoreira(1)-1A Estação da Biodiversidade (EBIO) da Praia da Amoreira, a primeira instalada no concelho de Aljezur, vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 17 de Junho, às 16h00.

Trata-se de um percurso pedestre de 1,6 quilómetros, localizando-se no concelho de Aljezur, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, área protegida destinada a preservar os habitats costeiros e a enorme biodiversidade associada. O percurso coincide com parte da Rota Vicentina, no Trilho dos Pescadores, já existente.

O principal objetivo da estação da Biodiversidade (EBIO) da Praia da Amoreira é promover a participação do público na inventariação e monitorização da biodiversidade.

Assim, é solicitado aos visitantes, no início do percurso, que durante os seu passeio efetuem registos da biodiversidade através de fotografia, Identifiquem as espécies presentes e partilhem as observações na plataforma www.biodiversity4all.org .

Iniciando-se no parque de estacionamento junto à praia da Amoreira, a EBIO é composta por 9 painéis nos quais o visitante poderá consultar informação científica sobre a diversidade biológica, constituindo como que um guia de campo, onde se encontram imagens e comentários sobre plantas e insetos comuns, de forma a auxiliar a identificação e monitorização pretendida das espécies.

Promovido pelo Município de Aljezur, o projeto foi proposto e é da autoria, entre outros, da TAGIS – Centro da Conservação das Borboletas de Portugal, contando com o apoio e colaboração do ICNF – PNSACV e Rota Vicentina.

Estação da Biodiversidade (EBIO) da Praia da Amoreira_percursoA Câmara de Aljezur faz um «agradecimento especial também aos proprietários dos terrenos onde a EBIO foi implementada, sem a autorização dos quais, tal projeto não teria sido possível».

Comentários

pub