«Algarve pela Vida» promove Tarde Árabe em Aljezur para ajudar jardim de infância na Síria

Uma visita guiada ao Rîbat da Arrifana, um concerto com Eduardo Ramos no Castelo de Aljezur, e ainda petiscos árabes […]

tarde_arabe_cartaz-PT.jpg-smallUma visita guiada ao Rîbat da Arrifana, um concerto com Eduardo Ramos no Castelo de Aljezur, e ainda petiscos árabes e projeção de um filme, em colaboração com a Tertúlia, no âmbito do projeto “Conversas sobre Cinema”, são as atividades previstas para a Tarde Árabe, que terá lugar no domingo, 26 de Junho, em Aljezur.

O objetivo é angariar fundos para ajudar o Jardim de Infância Alwan, uma pequena escola situada em Idlib, na Síria (a 86 quilómetros de Aleppo e 40 quilómetros da fronteira turca) e que acolhe crianças deslocadas pela guerra para garantir alguma dignidade e normalidade. Trata-se de uma iniciativa da responsabilidade dos promotores da Campanha “Algarve pela Vida”.

«Após a chegada do nosso contentor a Lesbos, junto dos nossos parceiros RefuGEN e PIKPA Village, fomos contactados pelo grupo “A Solidariedade Não Conhece Fronteiras” para colaborarmos no esforço de ajuda ao Jardim de Infância Alwan», explicam.

Abdo Morie, 27 anos, é o diretor e tem neste momento a seu cargo mais de 100 alunos, entre 1 e 6 anos de idade, «crianças vítimas de uma guerra atroz e implacável». Toda a equipa de sete professores e funcionários «trabalha em regime de voluntariado há mais de um ano e, como facilmente se pode imaginar, enfrentam um cenário permanente de insegurança e lacunas constantes dos bens mais básicos».

«Mal confirmámos todas as despesas relativas ao transporte do contentor para Lesbos, decidimos com rapidez fazer um donativo para a Alwan com as verbas restantes da campanha que totalizaram o valor de 400 euros. Concordámos então em iniciar uma nova campanha de angariação de fundos monetários para ajudar a Alwan até finais de junho», explica ainda a Campanha “Algarve pela Vida”, que assim entra numa nova fase para dinamizar a angariação de fundos e igualmente promover o diálogo e conhecimento sobre a Cultura Islâmica.

campanha jardim infância SíriaA Tarde Árabe que terá lugar no próximo domingo, em Aljezur, tem uma «abordagem criadora de empatia, face à tragédia dos refugiados Sírios». «Consideramos importante não só a criação de empatia, junto dos cidadãos portugueses, para com o drama dos refugiados e da população síria que vive em estado de guerra, mas também envolver as instituições e associações neste esforço de proximidade intercultural», acrescentam os responsáveis pela campanha.

Uma vez mais, a Campanha “Algarve pela Vida” conta com a «colaboração voluntariosa» da Cruz Vermelha de Lagos, que voltou a disponibilizar a sua conta bancária para receber e movimentar os donativos, bem como inúmeras parcerias institucionais, entre as quais se destacam a Delegação Regional da Cultura do Algarve, a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, a Câmara Municipal de Aljezur e Bombeiros Voluntários de Aljezur.

 

Programa:
17h00 – Visita guiada ao Rîbat da Arrifana
18h30 – Concerto com Eduardo Ramos no Castelo de Aljezur
20h30 – Petiscos Árabes e projeção de filme, em colaboração com a Tertúlia, no âmbito do projeto “Conversas sobre Cinema”

 

Dados bancários para os donativos:
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Lagos
Mencionar: Campanha Algarve pela Vida Escola Alwan Síria
NIB – 0035 0387 0040450630 04
IBAN – PT50 0035 0387 0040450630 04
BIC/SWIFT: CGDIPTLP

 

 

Comentários

pub