AFA quer playoff entre Portimonense e União da Madeira para ocupar vaga na Primeira Liga

A Associação de Futebol do Algarve quer que a vaga que pode vir a ser aberta na Primeira Liga, com […]

Foto de Nélson Inácio
Foto de Nelson Inácio

A Associação de Futebol do Algarve quer que a vaga que pode vir a ser aberta na Primeira Liga, com a reintrodução do Gil Vicente neste campeonato, seja disputada através de um playoff entre União da Madeira e Portimonense.

Em comunicado, a Associação de Futebol do Algarve «congratula a Direção da Federação Portuguesa de Futebol pela célere e sensata decisão anunciada esta segunda-feira, não recorrendo de uma decisão judicial que impõe a integração do Gil Vicente Futebol Clube no campeonato da Liga NOS, o principal escalão do futebol nacional».

O organismo que tutela o futebol regional deseja «que sejam encontradas as melhores soluções para compor o quadro de participantes na próxima edição da Liga NOS» e diz que «uma vez que se abre uma vaga na prova – a fim de que esta não tenha número ímpar de competidores -, e há o precedente recente de uma situação muito idêntica aquando da integração do Boavista na Liga NOS, também por decisão judicial, o apuramento da equipa em falta deverá seguir os procedimentos então adotados».

Ou seja, na altura foi disputado um playoff entre «o melhor classificado das equipas colocadas em posição de descida na Liga NOS (Paços de Ferreira) e o melhor classificado da 2.ª Liga logo abaixo das equipas promovidas (Aves)».

Agora, para a AFA, «por uma questão de justiça, solução diferente, pelo que a vaga em aberto deverá ser discutida pelas equipas de União da Madeira e Portimonense Sporting Clube. Os regulamentos, no que concerne a essa matéria, não sofreram alterações desde a integração do Boavista e não seria compreensível e muito menos aceitável uma decisão diferente para um caso de todo idêntico».

Já para completar os participantes na II Liga, a AFA diz que «tendo em conta os inúmeros precedentes registados sempre que foi necessário completar o quadro de participantes na 2.ª Liga, o Sporting Clube Farense, melhor classificado de entre os clubes despromovidos neste escalão, deverá ver assegurada a sua permanência na competição».

A Associação de Futebol do Algarve, «solidária com os seus filiados Portimonense Sporting Clube e Sporting Clube Farense, aos quais manifesta total apoio, confia na sensatez dos decisores, tendo em conta os regulamentos e as medidas já adotadas em casos semelhantes».

Comentários

pub