ADAPO dá material para ajudar Bombeiros de Olhão a salvar animais em risco

Os Bombeiros Municipais de Olhão passaram a estar equipados para ser ainda mais eficazes na ajuda a animais em risco, […]

2016-168-bombeiros-adapo-04Os Bombeiros Municipais de Olhão passaram a estar equipados para ser ainda mais eficazes na ajuda a animais em risco, missão que há muito assumiram, em parceria com a a ADAPO – Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão. A associação olhanense ofereceu à corporação uma viatura e diverso material destinado à recolha e tratamento de animais, que vão facilitar o trabalho dos bombeiros, neste campo.

«A carrinha da ADAPO encontra-se equipada com tudo o que é necessário quando se trata de recolher da via pública cães ou gatos em situação de perigo, bem como prestar os primeiros cuidados até uma eventual chegada ao veterinário: jaulas, laço e material de primeiros socorros ficarão agora à disposição dos Bombeiros Municipais, sobretudo no período da noite e aos fins de semana», revelou a Câmara de Olhão, que também está envolvida nesta parceria.

2016-168-bombeiros-adapo-02«Os Bombeiros sempre colaboraram com a ADAPO. Em situações de maior dificuldade, como de noite ou em salvamentos mais complicados, os Bombeiros nunca se negam sempre que solicitamos a sua ajuda. Olhão é a cidade do Algarve em que esta preocupação com o bem-estar animal melhor funciona, até com a parceria com a Câmara ao nível das campanhas de esterilização», ilustrou, por seu lado, a presidente da ADAPO Célia Caravela.

Da parte dos Bombeiros, o comandante da corporação olhanense Luís Gomes considera que o novo equipamento irá dar uma preciosa ajuda à sua equipa. «Com estes equipamentos, melhora significativamente o nosso trabalho. Humanizamos este tipo de serviço. Esperamos que desta forma possamos consolidar mais ainda todo o trabalho que já vínhamos fazendo em conjunto, relativamente a esta vertente dos animais», disse.

Alguns dos elementos dos Bombeiros Municipais de Olhão já haviam participado, em fevereiro, numa ação de formação de primeiros socorros em animais, promovida pela ADAPO, e cujas verbas angariadas permitiram que a associação de defesa animal doasse ao corpo de bombeiros um conjunto de máscaras de oxigénio.

Comentários

pub