A Just, que não é apenas uma barbearia, faz maratona a cortar cabelo e fazer barba

A Barbearia Just, na rotunda da Guia, à beira da EN125, não se limita apenas a fazer cortes de cabelo […]

barbearia just_1A Barbearia Just, na rotunda da Guia, à beira da EN125, não se limita apenas a fazer cortes de cabelo ou barbas. Uma vez por mês tem música ao vivo, há sempre cerveja, medronho ou bons vinhos algarvios para ir bebendo enquanto se espera, um (ou uma) fotógrafo/a de serviço todas as semanas. E, entre amanhã e sábado, até terá uma maratona a cortar cabelo e barba.

Sim, esta é daquelas barbearias para homens de barba rija. Mas aqui, «as senhoras até são bem vindas, se quiserem beber um medronho ou um vinho», diz Arménio Pereira, o jovem que criou a Barbearia Just e todo o seu look retro, tornando-a numa «barbearia diferente de tudo o que já existia no Algarve». No entanto, adverte: «uma barbearia é um local para falar de bola, de mulheres e de política». Menina entra, mas…

Amanhã, sexta-feira, dia 24 de Junho, às 10 horas, Arménio Pereira vai pegar na tesoura e na navalha, para começar uma maratona a cortar cabelo e barba. Só no sábado, às 20 horas,dará por terminada esta tarefa. E anuncia que «o último cliente tem direito a uma surpresa». Qual será, o jovem barbeiro não revela, claro.

Arménio Pereira é, todo ele, uma personagem. Tem um look retro, com bigodinho fino e muito bem aparado, corte de cabelo à maneira, usa sempre chapéu e colete. A sua barbearia, com a qual pretende «voltar às tradições antigas, mas com um toque de moderno», está decorada com grandes fotografias a preto e branco, objetos antigos, candeeiros e mobiliário com aspeto vintage. Só falta mesmo uma velha cadeira de barbeiro, de que Arménio tem andado à procura.

Mas não se pense que, por ter este aspeto retro, a Barbearia Just não é bem moderna. Antes pelo contrário. E isso vê-se não só nos cortes e tratamentos que Arménio oferece aos seus clientes, como no facto de os seus concertos de música ao vivo – já por lá teve pop-rock, reggae, cante alentejano, fado – serem transmitidos na sua página de facebook.

barbearia just_arménio pereiraArménio Pereira, que em Maio passado foi um dos convidados da Beta Talk, a conversa com empreendedores algarvios promovida mensalmente pela Câmara de Portimão, explicou que não trabalha com marcações porque não quer «estar virado só para um público jovem. As pessoas de mais idade não estão habituadas a isso e não vão estar a telefonar para marcar o corte de cabelo. Passam por lá e vêm quanto tempo terão de esperar, à moda antiga. A maioria dos meus clientes são entre os 25 e os 30 e tal anos. Mas tenho um cliente com 92 anos».

Quanto aos cortes de cabelo e barba, Arménio confessa que o que gosta «é do conceito old school, com cortes tradicionais, também com barba feita à navalha». Mas, como se pode ver nas fotos que ele quase todos os dias partilha no facebook da Barbearia Just, está habilitado a fazer qualquer corte, por mais complicado ou artístico que possa ser. E até a dar a qualquer cliente um look de jogador de futebol.

E porque é que a Barbearia Just está situada na rotunda da Guia, em plena EN125? Aqui, terá de contar-se um pouco da história de Arménio Pereira, que nasceu Santana da Serra, no concelho de Ourique, Alentejo, mas há doze  anos veio para o Algarve, para trabalhar. Começou por fazê-lo como segurança, em discotecas, bares e espaços comerciais, mas depressa se cansou dessa vida.

«Como eu já cortava cabelo a alguns amigos, pensei em lançar-me nessa área». Depois de fazer uma formação, resolveu avançar com um investimento do seu bolso – cerca de 10 mil euros – para abrir uma barbearia que fosse «muito mais do que fazer barba e cortar cabelo».

Não querendo ficar preso a uma cidade, resolveu «escolher um sítio de passagem, para ir buscar clientes a todos os lados». E assim acabou por surgir o espaço na rotunda da Guia, que abriu em Novembro de 2015.

«Estou há pouco mais de seis meses aberto e não esperava ter tantos clientes ao fim de tão pouco tempo. Atendo uma média de 20 clientes por dia, muitos deles são estrangeiros residentes, mas a maioria são portugueses, parte deles gente ali da Guia e dos arredores. Mas vêm muitos de fora».

Os preços, apesar de toda a qualidade do serviço e do espaço, são bem em conta: 7 euros para cortar o cabelo, 5 euros para a barba, 10 euros para cabelo e barba. Um tratamento completo para a barba, que dura uma hora, custa 15 euros. E com o bónus de a barba ser feita com recurso à toalha quente que se vê nos filmes.

Para os homens mais exigentes, à segunda-feira a Just tem uma esteticista para tratar da estética masculina.

barbearia just_3Mas, porque Arménio Pereira considera que a sua Barbearia Just não pode ser apenas um local para cortar cabelo ou fazer a barba, além das bebidas para os clientes (de início eram gratuitas, agora cada um paga o que quiser), da música ao vivo, há ainda a vertente social. Por isso, já ali promoveu uma sessão fotográfica com «raparigas pin ups», para fazer um calendário solidário, cujas receitas revertem a favor da APEXA, uma associação local.

Em Setembro, Arménio vai estar uns dias na Holanda, a fazer uma formação, na barbearia que inspirou a vaga de casas old school semelhantes, nomeadamente a sua e outras pelo país fora e em toda a Europa.

Em Outubro, a Barbearia Just e o seu proprietário querem organizar uma Volta ao Concelho, com os seis motoclubes com os quais tem parceria. Haverá, promete, «automóveis clássicos, motos, almoço e brindes». Em breve se saberá mais sobre este projeto.

Mas como Arménio Pereira não para, em Julho estará na Concentração Motard de Faro, a tratar do look dos motoqueiros de todo o mundo que aí rumam. Nesses dias, avisa, a barbearia na rotunda da Guia estará fechada.

Se quiser conhecer esta que se apresenta apenas como uma barbearia, mas na realidade é muito mais, é um verdadeiro espaço de convívio, tem agora uma excelente oportunidade, com a maratona que começa esta sexta-feira às 10h00 da manhã e se prolonga até às 20h00 de sábado. Dê lá um salto e trate do seu look para o Verão que agora começou.

Comentários

pub