UAlg lança licenciatura em Gestão Marinha e Costeira já no próximo ano letivo

A Universidade do Algarve vai oferecer uma nova licenciatura em Gestão Marinha e Costeira já  ano letivo de 2016/17. A […]

proteção litoral_Monte ClerigoA Universidade do Algarve vai oferecer uma nova licenciatura em Gestão Marinha e Costeira já  ano letivo de 2016/17. A academia algarvia reforça a oferta pedagógica numa das áreas em que é mais conceituada, as Ciências do Mar, apostando numa área que pode dar um contributo importante à aposta que Portugal quer fazer na chamada Economia Azul.

A UAlg anunciou o lançamento deste curso esta sexta-feira, em que se celebra o Dia Europeu do Mar. E já obteve reações positivas, nomeadamente da parte de Ana Paula Vitorino, ministra do Mar.

Segundo a Universidade do Algarve,a  governante congratulou a instituição por esta iniciativa, «demonstrativa do empenho desta instituição na formação de recursos humanos qualificados nas disciplinas das Ciências do Mar, salientando o objetivo expresso desta nova licenciatura de sustentar e dinamizar o setor empresarial em vários domínios da economia do mar». António Branco, reitor da UAlg, lembrou que “o Mar está ligado à instituição desde a sua criação e é sentido como seu património e estandarte. Quer o Mar, quer os seus recursos têm um papel muito preponderante nas diversas atividades que aqui se desenvolvem, desde o ensino à investigação, sem esquecer a cooperação e a transferência de conhecimento».

Segundo a UAlg, esta licenciatura «pretende capacitar os estudantes para a gestão sustentável das diversas atividades relacionadas com o mar, bem com formar profissionais capazes de intervir e colaborar na definição de políticas, na gestão integrada do mar e do litoral, na exploração sustentável e utilização dos recursos marinhos e na preservação e valorização do património natural, histórico, cultural e social relacionado com o oceano, as zonas costeiras e a economia azul».

«Relativamente às saídas profissionais, esta licenciatura permite aos seus diplomados o exercício de funções em empresas particulares de exploração dos recursos marinhos e costeiros e do turismo e, também, em organismos públicos nacionais e estrangeiros, responsáveis pela definição das políticas para o mar e orlas costeiras», acrescentou.

Os interessados em frequentar o curso de Gestão Marinha e Costeira terão de se submeter a um dos seguintes exames nacionais, nas provas de acesso: Biologia e Geologia, Matemática A ou Geografia.

«Líder no setor do Mar, a UAlg tem apostado largamente nesta área de ensino e investigação. A matriz fundacional da Universidade do Algarve teve sempre presente o Mar, elemento que continua a ser uma das suas áreas estratégicas prioritárias, conforme previsto no Plano Estratégico. Tem cursos de licenciatura (2), mestrado e mestrado internacional (4), mestrado Erasmus Mundus (2), doutoramento (2), e doutoramento Erasmus Mundus (2), ligados à temática do mar e vários acordos bilaterais com as mais importantes universidades europeias. Tem ainda três centros de I&D sediados na UAlg, que têm gerido vários projetos de investigação, de transferência de conhecimento e de extensão», concluiu a UAlg.

Comentários

pub