Tavira: Ermidas de São Sebastião e Santa Ana vão ser alvo de obras de conservação

As Ermidas de São Sebastião e de Santa Ana, em Tavira, vão ser alvo de obras de conservação, numa empreitada […]

Ermida_Santa_Ana_2_Varela
Ermida de Santa Ana, em Tavira

As Ermidas de São Sebastião e de Santa Ana, em Tavira, vão ser alvo de obras de conservação, numa empreitada que vai custar cerca de 47 mil euros, anunciou a Câmara Municipal de Tavira.

A autarquia tavirense considera que estes templos, cuja última reabilitação e restauro ocorreu há dez anos, em 2006, apresentam «diversas patologias que necessitam de ser supridas».

A intervenção prevista para a Ermida de São Sebastião contempla a regularização de rebocos e pintura exterior, limpeza de cantarias, recuperação de vãos exteriores e tratamento de gradeamentos, bem como substituição de uma área do pavimento interior.

Ermida_Sao_Sebastiao_Varela-1
Ermida de São Sebastião, em Tavira

Construída no século XVII e remodelada no século XVIII, esta igreja de arquitetura barroca foi considerada de valor concelhio, em 1977.

A obra de conservação na Ermida de Santa Ana inclui, igualmente, a regularização de rebocos e pintura interior e exterior, limpeza de cantarias, recuperação de vãos exteriores, tratamento de gradeamentos e, ainda, substituição de telhas na cobertura.

O templo remonta à Idade Média, sendo um dos mais antigos de Tavira. Durante a primeira metade do século XVIII recebeu obras, tendo sido, posteriormente, adaptado a capela do Palácio do Governador e Capitão-General do Algarve depois deste se transferir para Tavira, em 1756, na sequência do terramoto.

A Ermida de Santa Ana adquirida pela edilidade, em 1936, à semelhança da Ermida de São Sebastião, foi classificada como imóvel de valor concelhio, em 1977.

Comentários

pub