Representante da União Europeia conhece estratégia e exemplos de inovação empresarial no Algarve

Rosalina Bernon, a representante da Comissão Europeia na Comissão de Acompanhamento do CRESC Alagrve2020 – Programa Operacional do Algarve, participou […]

Rosalina Bernon, a representante da Comissão Europeia na Comissão de Acompanhamento do CRESC Alagrve2020 – Programa Operacional do Algarve, participou na quarta-feira, dia 25 de maio, em Faro, numa visita que incluiu apresentações de Estratégias para promover o empreendedorismo e a transferência de conhecimento para as empresas na região no período 2014-2020.

A desk officer Rosalina Bernon foi recebida no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve pela vice-reitora Ana Freitas e pelo presidente da CCDR Algarve David Santos, e tomou conhecimento de dois exemplos de projetos promissores desenvolvidos em startups, cofinanciados por fundos europeus, do CRESC Algarve2020.

A agenda da visita incluiu a apresentação do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve, que fez um balanço e ponto de situação, destacando o apoio dado à criação de 80 postos de trabalho sustentáveis desde 2005 e a dinamização e intermediação às atividades de base científica, tecnológica e de valorização económica e social, elementos chave do seu negócio.

In Loco _ foto 3Depois, o grupo seguiu para São Brás de Alportel, onde visitou a Associação In Loco, entidade gestora de uma das três DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) apresentadas no Algarve, no âmbito do Portugal 2020.

A candidatura apresentada abrange um território designado de Interior do Algarve Central, composto por 18 freguesias dos Municípios de Albufeira, Silves, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Tavira e Olhão.

Durante o encontro, o presidente da CCDR Algarve revelou «que estima que os primeiros Avisos das várias tipologias de apoios de fundos europeus do PO para as DLBC deverão estar na rua até ao final de junho».

Estas visitas são prática corrente aquando da realização anual da reunião da Comissão, como forma de promover um contacto direto com os resultados das iniciativas apoiadas pela UE.

A Comissão de Acompanhamento do CRESC Algarve2020 reuniu-se e aprovou, no dia 24 de maio, o relatório de execução anual de 2015, durante a sua 6ª reunião, que decorreu na CCDR Algarve, em Faro.

Comentários

pub