Rádio Universitária renovou-se e lança novidades para ouvir e ver

Nova música, a piscar o olho a um público mais jovem, ainda que sem deixar cair a matriz alternativa que […]

António Branco na Semana Académica

Nova música, a piscar o olho a um público mais jovem, ainda que sem deixar cair a matriz alternativa que a carateriza, rubricas inéditas, um novo logotipo e até um hino.

A Rádio Universitária do Algarve  vai entrar «num novo ciclo», depois de apostar na renovação, onde novas caras se juntam a colaboradores de longa data. Esta terça-feira, a noite da Semana Académica é dedicada à rádio da UAlg e servirá para revelar o que vai mudar na RUA FM.

A nova imagem da rádio, bem como um videoclip promocional, onde será apresentado, pela primeira vez, o hino da RUA FM, vão ser revelados esta noite, mas a mudança já pode começar a ser ouvida ao final da tarde de hoje.

«Vamos ter uma nova playlist, em que vamos introduzir músicas novas, um pouco mais comerciais, mas sem exagerar, mantendo sempre o cariz alternativo que carateriza a RUA FM», revelou ao Sul Informação Fúlvia Almeida, a nova diretora da Rádio Universitária do Algarve.

Fúlvia Almeida

A aposta em música nova e que se insira, de alguma forma, no mainstream, pretende convencer o público mais jovem, nomeadamente os universitários, a ligar-se mais à sua estação radiofónica.

Ainda assim, não vão deixar de existir os mesmos programa de autor, «em que a componente alternativa é, em geral, muito mais vincada».

A música, mas criada a nível interno, também irá ter um papel de destaque no vídeo promocional que será apresentado hoje. «Tivemos a colaboração da Teresa Aleixo, da Teresa da Silva, do Realpunch, do João Tiago [Nome] e das Tunas Feminis Ferventis e Versus Tuna. Tudo com voluntariado maravilhoso», contou Fúlvia Almeida.

Estas são as novidades que serão lançadas hoje, mas há mais mudanças na calha, que serão introduzidas gradualmente.

A partir da próxima semana, passa a haver animação em direto, todos os dias úteis, logo a partir das 8h00, repetindo-se ao final de tarde, numa aposta nos horários nobres, em que muita gente se desloca de carro.

Também está para breve o regresso do programa de grande entrevista Impressões, feito em parceria entre o Sul Informação e a RUA FM, onde marcarão presença personalidades das mais diversas áreas que se destacam a nível regional, nacional e até internacional.

Rádio Universitária do Algarve

A parceria entre os dois órgãos de comunicação social continuará na nova rubrica «Destaques do Dia», na qual jornalistas do Sul Informação farão diariamente uma revista de imprensa, com temas quentes da atualidade.

Além de procurar parceiros fora de portas, a RUA FM também decidiu olhar mais para dentro da própria academia. Um exemplo desta vontade de trazer a Universidade ainda mais para dentro da rádio é o ciclo de reportagens «Frente e Verso», feitas por alunos do curso de Ciências de Comunicação no âmbito da cadeira de Jornalismo Radiofónico, lecionada pelo jornalista Mário Antunes.

«Com este projeto, queremos colocar os alunos a olhar para a Universidade. É uma forma de eles próprios descobrirem a academia, que nem sempre conhecem bem, e de a mostrar a quem está de fora», segundo Fúlvia Almeida.

A ideia é que, todos os anos, os alunos produzam novos trabalhos, no âmbito desta cadeira. «Os que fizerem a peça este ano e quiserem continuar a colaborar são bem vindos. Queremos reforçar a componente informativa da rádio», disse a nova diretora da rádio.

Já houve, de resto, uma formação interna, «um workshop curto, de uma semana», onde se procurou passar aos 18 participantes as noções básicas de rádio «para criar o bichinho».

Comentários

pub