PSD critica exclusão do Algarve dos descontos do «gásoleo profissional»

O projeto de descontos para as transportadoras de mercadorias nos postos de gasolina vai ser lançado, de forma experimental, em […]

Posto CombustívelO projeto de descontos para as transportadoras de mercadorias nos postos de gasolina vai ser lançado, de forma experimental, em quatro zonas fronteiriças do país, mas o Algarve ficará de fora.

Uma exclusão que leva o PSD/Algarve a considerar que o Governo está a dividir os empresários portugueses «em “empresários de primeira” (resto do país) e “empresários de segunda” (algarvios)».

Os social-democratas questionam os critérios que levaram à escolha das áreas piloto para a aplicação desta medida, para a testar antes de a alargar a todo o país. Segundo o PSD, que diz baser-se num artigo que siau no jornal Expresso, as zonas escolhidas foram «Quintanilha [Trás-os-Montes], Vilar Formoso [Beira Interior], Caia e Vila Verde Ficalho [Alentejo]», todas elas na fronteira entre Portugal e Espanha.

Mas também há uma fornteira com o País vizinho no Algarve, bem como «diversas empresas transportadoras, que desse modo se vêem prejudicadas em face das suas congéneres do resto do país», defende o PSD.

O principal partido da oposição diz «não duvidar da necessidade da medida ser avaliada antes do seu alargamento a todo o território nacional», mas diz que não de deixar de se questionar o Governo relativamente ao facto do Algarve não ter sido incluído nas áreas piloto para desenvolvimento desse projeto, «nomeadamente quanto aos critérios que ditaram a sua exclusão».

Além do Algarve, também fica de fora desta seleção o Minho.

Comentários

pub