Portugal e Tavira assumem presidência das comunidades da Dieta Mediterrânica até 2017

A próxima presidência/coordenação anual das das comunidades representativas da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO ficará […]

Reuniao_DM_Italia_2016A próxima presidência/coordenação anual das das comunidades representativas da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO ficará a cargo de Portugal e de Tavira, já a partir do próximo mês de junho e até 2017.

A decisão foi tomada durante a 6ª reunião intergovernamental e das comunidades representativas da Dieta Mediterrânica, que decorreu a 5 e 6 de maio, em Nápoles e Pollica (Itália).

O encontro teve como objetivo efetuar o balanço das atividades desenvolvidas, no último ano, e contou a com presença dos representantes dos sete Estados e das sete comunidades representativas (Tavira (Portugal), Sória (Espanha), Pollica (Itália), Hvar e Brac (Croácia), Agros (Chipre), Koroni (Grécia), Chefchaouen (Marrocos).

Durante dois dias, foram debatidos importantes aspetos estratégicos, programáticos e organizativos relativos à preservação, valorização e transmissão da Dieta Mediterrânica.

A delegação portuguesa propôs dinamizar um programa conjunto, com iniciativas centradas na melhoria de recolha de informação sistemática entre os Estados e as Comunidades, assim como realizar uma conferência internacional sobre educação e transmissão dos valores da Dieta Mediterrânica às novas gerações, tendo como foco a sustentabilidade dos territórios e da biodiversidade na preservação dos estilos de vida e da cultura mediterrânica, modelo alimentar e prevenção da saúde pública.

No decorrer da reunião Itália sugeriu, ainda, a criação de um livro branco sobre a Dieta Mediterrânica.

Em Pollica, após a reunião das sete Comunidades Representativas, foi inaugurado um monumento de homenagem a Ancel Keys, fisiólogo norte-americano que, na década de 50 do século XX, investigou e “descobriu” a Dieta Mediterrânica, mundialmente divulgada pelo estudo “Seven Countries- a Multivariate Analysis of Death and Coronary Hearth Disease”. Hoje, a Dieta Mediterrânica é reconhecida pela UNESCO, a OMS e a FAO.

Dado que Portugal e Tavira assumem agora a presidência das comunidades representativas, a 7ª reunião intergovernamental realizar-se-á, no próximo ano, no nosso país.

Comentários

pub