Portimonense empata e pode ver contas da promoção à I Liga complicarem-se

Uma vitória garantia a subida do Portimonense à I Liga, mas os algarvios não conseguiram mais do que um empate […]

Portimonense_Chaves_17
Bola para um lado, guarda-redes para o outro: Ricardo Pessoa transforma a grande penalidade e é goooolo do Portimonense – Foto: Nelson Inácio

Uma vitória garantia a subida do Portimonense à I Liga, mas os algarvios não conseguiram mais do que um empate a um golo frente ao Desportivo de Chaves, este domingo. Um resultado que não serviu aos algarvios, mas que permitiu aos transmontanos fazer a festa da promoção.

Os algarvios ficam à espera do jogo do Feirense, esta tarde, para saber se acabam a penúltima jornada em 3º ou 4º lugar. Caso o Feirense ganhe, apesar de ambas as equipas ficarem com os mesmos pontos, a formação do Norte tem a vantagem do confronto direto e o Portimonense deixa de depender apenas de si para garantir a subida.

O Chaves entrou no jogo a saber que só precisava de um empate. Assim , foi o Portimonense que teve de assumir as despesas do jogo, com o Desportivo de Chaves a ficar à espera de ver o que os da casa conseguiam fazer.

Nos primeiro 25 minutos, o Portimonense conseguiu criar diversas ocasiões de golo, mas não conseguiu colocar-se em vantagem, também por culpa da consistência defensiva do Chaves. A partir da substituição de Lumor, no Portimonense, que se lesionou e deu o lugar a Jean Felipe, o Chaves também conseguiu ameaçar, mas Ricardo Ferreira mostrou segurança.

Aos 43 minutos, e logo depois do Portimonense ter criado perigo junto da baliza do guarda-redes transmontano António Filipe, Mamadu, ao tentar fazer um corte, colocou a bola na própria baliza e pôs os visitantes a vencer. Um azar do defesa algarvio, que foi para o balneário em lágrimas, como testemunhou o Sul Informação, que transmitiu o relato do jogo em direto.

Festejos do GD Chaves que conseguiu em Portimão o regresso à I Liga, 17 anos depois - Foto: Nelson Inácio
Festejos do GD Chaves que conseguiu em Portimão o regresso à I Liga, 17 anos depois – Foto: Nelson Inácio

Na segunda parte, o Chaves, que já tinha começado a jogar com o relógio quando ainda estava empatado, intensificou o antijogo, impondo muitas pausas e perdas de tempo.

Mas o golo do empate da equipa da casa, conseguido aos 63 minutos, viria colocar os transmontanos em sentido. Pires, numa jogada de insistência, acabou derrubado na área e o árbitro não teve dúvida em assinalar penálti. Chamado a converter, o experiente Ricardo Pessoa não tremeu e repôs a igualdade.

A partir daqui, o jogo ficou mais dividido e ambas as equipas conseguiam criar perigo perto da baliza adversária. Aos 79 minutos, Mamadu encheu o pé e por pouco não se redimia do lance infeliz da primeira parte, obrigando António Filipe a fazer uma grande defesa.

Até final, o Portimonense jogou mais com o coração do que com a cabeça, mas não conseguiu contrariar a sua sorte.

Mal soou o apito final, os adeptos flavienses invadiram o campo e um steward acabou por ser abalroado e teve de ser assistido.

Na última e decisiva jornada, que se disputará no próximo sábado, o Portimonense vai à Póvoa defrontar o Varzim e o Feirense joga em Chaves.

 

Recorde aqui as incidências do jogo, relatadas pelo Sul Informação:

Primeiro Tempo (clique para ouvir)

Segundo Tempo (clique para ouvir)

Comentários

pub