Portimão promove ações de formação inovadoras na Proteção Civil

Ações de formação e sensibilização, seminários, demonstrações táticas e workshops inovadores vão decorrer de 26 a 29 de maio, em […]

ALGARSAFE_16Ações de formação e sensibilização, seminários, demonstrações táticas e workshops inovadores vão decorrer de 26 a 29 de maio, em Portimão, durante a Algarsafe’16, Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão.

“Globalização da Proteção Civil”, no dia 26 de maio, “Segurança em Destinos Turísticos Internacionais” e “Proteção e socorro em situações de exceção”, no dia 28, e “Como liderar operacionais em teatros de operações de exceção”, a 29 de maio, são os temas em análise em quatro seminários que decorrerão na Algarsafe’16, numa oportunidade única para aqueles que desejem reforçar as suas competências junto de conceituados especialistas nacionais.

Já no dia 27 de maio decorrerá o 29º Fórum APSEI, da organização da APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, que terá como painéis “Desafios da implementação de segurança contra incêndio (SCI) em unidades de saúde e lares de idosos”, no período da manhã, e “A segurança na organização de eventos”, durante atarde.

Mas esta que é a maior feira do género a ter lugar a Sul do Tejo conta ainda com workshops, diversas ações de formação e sensibilização e demonstrações práticas.

“B-Con – Bleeding Control”, “Elevações de Emergência em tratores agrícolas e florestais”, “Primeiros Socorros para animais”, “Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas” e “Técnicas de Intervenção em Meio Aquático” são alguns dos workshops que serão levados a efeito.

Na área das ações de formação e sensibilização, destaque para as iniciativas em “Suporte Básico de Vida”, “Utilização de Extintores” e “Violência doméstica no namoro”.

Além de diversas demonstrações práticas e sessões técnicas agendadas, terá ainda lugar, na feira, a “Apresentação do Simulador de Risco Sísmico para o Algarve”, pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), enquanto a Escola Nacional de Bombeiros promoverá o curso de Delegado de Segurança, inédito na região do Algarve, com duração de 21 horas.

Esta entidade pedagógica nacional apresentará o novo manual de primeiros socorros em pediatria, em sessão pública no dia 28 de maio pelas 11h00.

Com dezenas de entidades públicas e privadas confirmadas, entre prestadores e fornecedores de bens e serviços na área da segurança e da proteção civil, bem como agentes de proteção civil e entidades cooperantes do sistema integrado de operações de proteção e socorro a nível nacional a Algarsafe’16 «pretende assumir-se como a maior feira do género na região, evidenciando a enorme importância da segurança nos vários domínios da nossa sociedade e especialmente no Algarve enquanto destino turístico por excelência que concorrendo internacionalmente com outros destinos, necessita de manter a capacidade e um sentimento de proteção relativamente aos milhares de visitantes que anualmente escolhem Portimão».

Informações sobre o programa detalhado e inscrições podem ser consultadas clicando aqui.

No dia 29 de maio, a Algarsafe’16 dedicou o dia aos Bombeiros e Portimão será a cidade anfitriã das comemorações do “Dia Nacional do Bombeiro”, esperando a presença de Bombeiros de todo o país para as cerimónias protocolares deste evento que homenageia os “Soldados da Paz” portugueses.

A Algarsafe’16 – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão é uma organização conjunta dos Bombeiros de Portimão e da Câmara Municipal de Portimão, que conta com o apoio do Centro de Apoio a Idosos, da Junta de Freguesia de Portimão e do Turismo do Algarve, e tem como parceiros institucionais a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, a Escola Nacional de Bombeiros e a Safe CommunitiesPortugal.

Comentários

pub