Portimão celebra a diversidade com Semana da Interculturalidade

Portimão irá celebrar a diversidade cultural e viver uma Semana dedicada à Interculturalidade, de 27 de maio a 4 de […]

Interculturalidade na montra do Balcão Único
Interculturalidade na montra do Balcão Único

Portimão irá celebrar a diversidade cultural e viver uma Semana dedicada à Interculturalidade, de 27 de maio a 4 de junho, através de um programa de atividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades migrantes e estimular o diálogo entre culturas, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

A Semana Intercultural de Portimão conta com um programa diversificado de atividades desde música, dança, gastronomia, artesanato, entre outras, envolvendo a participação ativa de diferentes públicos, diversas associações locais de imigrantes, recreativas e desportivas, restaurantes e comércio local.

Pela primeira vez, será comemorado, a 29 de maio, o Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, uma data que passará a fazer parte da agenda local, «como um sinal claro do empenho do município em transformar Portimão numa sociedade intercultural ao invés de uma sociedade multicultural, onde há um cruzamento de culturas que coexistem pacificamente e se respeitam mutuamente na diferença, e onde se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com a diversidade», explica a autarquia.

Nesse dia, a partir das 14h30, haverá “Festa no Parque!”, num convite dirigido a toda a população local e migrante para celebrar a diversidade, através de um piquenique e um espetáculo intercultural que contará com a participação da Associação de Comerciantes e Industriais Luso Chinesa ( Dança do Dragão); Associação Cabo Verdiana: Pé na Tchon; Associação “Capela” ( As Estrelinhas); Rancho Folclórico da Figueira e a Associação Distrital de Capoeira ( Mestre Betão e Professor Chicote).

A Semana tem início na sexta-feira, 27 de maio, com a “Festa da Boa Vizinhança” , um almoço convívio intercultural a realizar no Centro Comunitário do Bairro da Cruz da Parteira, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial dos Vizinhos, que todos os anos tem lugar na última semana do mês de maio, em várias cidades do mundo, com vista a fomentar espaços de encontro e as relações interpessoais entre vizinhos.

À mesa deste almoço partilhado, estarão os moradores dos bairros municipais e utentes dos Centros de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras, num momento especial de convívio, de amizade e reencontro de vizinhos.

Integrada na Mostra de Teatro “ Escolas em Cena”, a decorrer no TEMPO, a turma vocacional de Animação Sociocultural do 10º ano da Escola Secundária Poeta António Aleixo leva à cena pelas 14h30, de dia 27, “ E agora? Teatro Fórum para a Sensibilização da Problemática do Racismo”, um espetáculo dirigido ao público escolar.

Porque a gastronomia promove por excelência a interculturalidade, o Mercado Municipal da Avenida S. João de Deus irá acolher, nos dias 28 e 31 de maio e 1, 2 e 3 de junho, entre as 10h00 e as 12h00, um “Showcooking com Iguarias de Diversas Latitudes”, desde cozinha dos Países da Europa de Leste, pela Associação “Capela” (28 de maio), Cozinha Asiática, pela Sushi4Home ( 31 de maio), Cozinha Portuguesa de Fusão, pela Casa da Tocha (1 de junho), Cozinha Cabo Verdiana pelo Espaço À Cabo Verde (2 de junho) e Cozinha Portuguesa de Fusão, pela Chef Ameli ( 3 de junho).

No sábado de manhã, a partir das 10h00, é a vez de os “Trajes do Mundo” desfilarem entre o Mercado Municipal e a Rua do Comércio.

A diversidade cultural marcará também o programa das Comemorações do Dia da Criança, a 1 de junho, com a realização de jogos tradicionais interculturais para crianças de todas as nacionalidades, na zona ribeirinha de Portimão, entre as 17h00 e as 20h00.

Através de jogos tradicionais como o pião, os berlindes, a malha, a corda em linha, o saltar à corda, as caricas, a macaca, os jogos do burro e das cinco pedrinhas, mikado, bantum, entre outros, as crianças terão contacto com a história e a cultura de outros países e desfrutar de um dia diferente.

Durante a manhã, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes os alunos do 1º ciclo serão convidados a embarcar na leitura de “Novos Contos de Viagens” com “ As Cores de Mateus”, a história de um menino de cor, adotado e a dificuldade em ser aceite pelos seus colegas da escola, um conto que procura sensibilizar as crianças para a problemática das descriminação.

Durante a Semana Intercultural, existe ainda a oportunidade para descobrir outras culturas, através da dança com a realização de diferentes workshops de danças latinas, orientais, eslavas, cabo-verdianas, yoga e danças de rancho no Pavilhão Gimnosdesportivo de Portimão, todos os dias ao final da tarde.

A participação é gratuita, sendo que todos os interessados deverão efetuar a sua inscrição através do email: divisão.habitacao@cm-portimao.pt ou dos telefones 282 470 862/282 470818 ( no horário das 9h-13h e das 14h-17h).

Por estes dias, Portimão será também a capital da Proteção Civil e a programação desta primeira mostra do género na região dedica atenção especial à Multiculturalidade e à Ajuda Humanitária e Assistência Internacional, com a dinamização de algumas ações em várias línguas.

Assim, as “Ações de suporte básico de vida” ( SBV) serão ministradas pelos Bombeiros de Portimão , INEM e CVP  em português, francês, romeno, espanhol, ucraniano, alemão e inglês.

A “Ação Primeiros Socorros para animais”, pelos Bombeiros de Portimão e Bombeiros de Albufeira, será lecionada em português, inglês e italiano, enquanto as “Ações de Utilização de Extintores pelos Bombeiros de Portimão”, será ministrada em inglês, português, russo e ucraniano.

Estas ações são de participação gratuita e as inscrições deverão ser remetidas para proteccao.civil@cm-portimao.pt ou eventos@ahbvp.pt

Desde do início de maio que a interculturalidade marca a decoração de uma das montras do Balcão Único Municipal, anunciando desde logo o espírito da Semana Intercultural de Portimão, através de bandeiras de algumas das nacionalidade existentes em Portimão, decoradas por crianças do Bairro Camarário da Cruz da Parteira, bem como trajes e peças de artesanato, gentilmente cedidas pela Associação “Capela” e imigrantes em Portimão.

A Semana Intercultural de Portimão surge no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante, que desde de abril de 2015 o Município tem vindo a implementar, «preconizando uma política de inclusão para “bem” acolher e assumir-se cada vez mais como uma cidade tolerante e solidária para com os migrantes de mais de 60 nacionalidades diferentes que aqui vivem e trabalham».

 

Comentários

pub
pub