Passageiro inglês idoso evacuado de helicóptero do «Queen Mary II» ao largo do Algarve

Um passageiro de 84 anos e de nacionalidade inglesa, com sintomas de paragem cardiorrespiratória, foi evacuado de urgência esta madrugada, […]

queen may IIUm passageiro de 84 anos e de nacionalidade inglesa, com sintomas de paragem cardiorrespiratória, foi evacuado de urgência esta madrugada, de helicóptero, do navio de cruzeiros «Queen Mary II», quando este navegava cerca de 27 milhas a sudeste de Portimão.

A evacuação médica foi feita pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP).

A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e a FAP.

O passageiro apresentava sintomas de paragem cardiorrespiratória, pelo que o CODU-Mar avaliou a evacuação médica como urgente. Após esta informação, o MRCC Lisboa solicitou a ativação de um meio aéreo para fazer a evacuação.

A evacuação do doente foi executada com sucesso pelas 2h10, tendo o helicóptero aterrado no Aeroporto de Faro, pelas 3h10, e dali foi encaminhado pela equipa Médica do INEM até ao Hospital de Faro, em situação estável.

Comentários

pub